A Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no Brasil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6220 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o IDEB dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Os resultados principais são encontrados para as redes municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental. Nessas redes, o aumento em 1 ponto no IQIM se reflete em uma melhora de 0,09 pontos na nota padronizada da Prova Brasil e de 0,08 pontos no IDEB, em média |
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A Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no BrasilEducação BásicaDesempenho EscolarGestão PúblicaO objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o IDEB dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Os resultados principais são encontrados para as redes municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental. Nessas redes, o aumento em 1 ponto no IQIM se reflete em uma melhora de 0,09 pontos na nota padronizada da Prova Brasil e de 0,08 pontos no IDEB, em médiaThe purpose of this paper is to examine whether the quality of municipal management is one of the factors that influence the performance of basic education in Brazil. In order to assess the quality of the management, a public management quality index (IQIM) was reconstructed for the years 2009 and 2012. The results show that there is a positive correlation between the indicators of the quality of the local administration and the IDEB of the municipalities, even controlling for the municipal fixed effects and education expenditures. The main results are found for the municipal school systems that offer the elementary education. In these systems, the increase of 1 point in IQIM is reflected in an improvement of 0.09 points in the standardized score of Prova Brasil and 0.08 points in the IDEB, on average.Produção vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paper2023-12-18T16:32:34Z2023-12-18T16:32:34Z2018Policy Paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion27 p.Digitalapplication/pdfhttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6220Policy PaperBrasilSão PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vitor Estrada deKomatsu, Bruno KawaokaOliveira, Vitor Estrada deNAERCIO AQUINO MENEZES FILHOKomatsu, Bruno Kawaokaporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-08-02T19:03:24Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/6220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-08-02T19:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
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