The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vitor Estrada de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes Filho, Naercio Aquino, Komatsu, Bruno Kawaoka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Aplicada
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/148736
Resumo: O objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores de qualidade da administração local e o desempenho médio dos municípios na Prova Brasil, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Nas redes municipais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, o aumento em 1 ponto no índice de gestão empregado se reflete em uma melhora de 0,06 pontos na nota padronizada da Prova Brasil, em média.
id USP-21_e920ddc5c510db41768a5fb70649c1cc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148736
network_acronym_str USP-21
network_name_str Economia Aplicada
repository_id_str
spelling The relationship between the quality of municipal management and educational performance in BrazilA relação entre a qualidade da gestão municipal e o desempenho educacional no Brasileducação básicadesempenho escolargestão públicabasic educationschool performancepublic managementO objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores de qualidade da administração local e o desempenho médio dos municípios na Prova Brasil, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Nas redes municipais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, o aumento em 1 ponto no índice de gestão empregado se reflete em uma melhora de 0,06 pontos na nota padronizada da Prova Brasil, em média.The purpose of this paper is to examine whether the quality of municipal management is one of the factors that influence the performance of basic education in Brazil. The results show that there is a positive correlation between the indicators of local administration quality and the average performance of the municipalities in Prova Brasil, even controlling for the municipal fixed effects and education expenditures. In municipal school systems that offer the elementary education, the increase of 1 point in IQIM is reflected in an improvement of 0.06, on average.Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP2022-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/14873610.11606/1980-5330/ea148736Economia Aplicada; Vol. 26 No. 1 (2022); 81-100Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 1 (2022); 81-100Economia Aplicada; v. 26 n. 1 (2022); 81-1001980-53301413-8050reponame:Economia Aplicadainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/148736/181892Copyright (c) 2022 Economia Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vitor Estrada deMenezes Filho, Naercio AquinoKomatsu, Bruno Kawaoka2022-05-12T15:57:57Zoai:revistas.usp.br:article/148736Revistahttps://www.revistas.usp.br/ecoaPUBhttps://www.revistas.usp.br/ecoa/oai||revecap@usp.br1980-53301413-8050opendoar:2023-09-13T12:17:12.504633Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
A relação entre a qualidade da gestão municipal e o desempenho educacional no Brasil
title The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
spellingShingle The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
Oliveira, Vitor Estrada de
educação básica
desempenho escolar
gestão pública
basic education
school performance
public management
title_short The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
title_full The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
title_fullStr The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
title_full_unstemmed The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
title_sort The relationship between the quality of municipal management and educational performance in Brazil
author Oliveira, Vitor Estrada de
author_facet Oliveira, Vitor Estrada de
Menezes Filho, Naercio Aquino
Komatsu, Bruno Kawaoka
author_role author
author2 Menezes Filho, Naercio Aquino
Komatsu, Bruno Kawaoka
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vitor Estrada de
Menezes Filho, Naercio Aquino
Komatsu, Bruno Kawaoka
dc.subject.por.fl_str_mv educação básica
desempenho escolar
gestão pública
basic education
school performance
public management
topic educação básica
desempenho escolar
gestão pública
basic education
school performance
public management
description O objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores de qualidade da administração local e o desempenho médio dos municípios na Prova Brasil, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Nas redes municipais que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, o aumento em 1 ponto no índice de gestão empregado se reflete em uma melhora de 0,06 pontos na nota padronizada da Prova Brasil, em média.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/148736
10.11606/1980-5330/ea148736
url https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/148736
identifier_str_mv 10.11606/1980-5330/ea148736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ecoa/article/view/148736/181892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Economia Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Economia Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, FEA-RP/USP
dc.source.none.fl_str_mv Economia Aplicada; Vol. 26 No. 1 (2022); 81-100
Economia Aplicada; Vol. 26 Núm. 1 (2022); 81-100
Economia Aplicada; v. 26 n. 1 (2022); 81-100
1980-5330
1413-8050
reponame:Economia Aplicada
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Economia Aplicada
collection Economia Aplicada
repository.name.fl_str_mv Economia Aplicada - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revecap@usp.br
_version_ 1800221695938658304