Cálculo do retorno econômico do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) após o ano de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rachel Candido Ubriaco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER
Texto Completo: https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1505
Resumo: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação de financiamento na educação superior de estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições privadas, que não têm condições de arcar com os custos de matrícula e mensalidades da graduação. O programa foi criado em 1999 e sofreu poucas mudanças em suas regras até que, em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato. A dissertação tem como objetivo quantificar o crescimento de matriculados e concluintes no ensino superior desde 2010 e separar o crescimento em razão exclusivamente do FIES e o crescimento natural, ocasionado por outros fatores da economia. Será levada em consideração também a taxa de inadimplência do programa estudantil. Os resultados mostram, quando avaliado por estado que 70% dos beneficiados pelo programa (2010- 2013) não podem ser considerados como ganho real, já que estes estudantes iriam se matricular no ensino superior independentemente de financiamento. Ao considerar apenas os estudantes que trouxeram ganho real para a sociedade por conta do programa, foi visto que alterações de regras do FIES geraram retorno para a sociedade nos anos de 2010 até 2013, no valor de R$ 19,7 bilhões, porém é possível ver que o ano de 2013 perdeu eficiência, já que apresentou maior investimento e menor retorno econômico. Isso ocorreu, pois o valor financiado pelo governo aumentou consideravelmente, mas a quantidade real de beneficiados não acompanhou o crescimento.
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spelling Cálculo do retorno econômico do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) após o ano de 2010Fundo de Financiamento EstudantilMinistério da EducaçãoFundo Nacional de Desenvolvimento da EducaçãoFinancing Student FundMinistry of EducationNational Education Development FundO Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação de financiamento na educação superior de estudantes matriculados em cursos de graduação de instituições privadas, que não têm condições de arcar com os custos de matrícula e mensalidades da graduação. O programa foi criado em 1999 e sofreu poucas mudanças em suas regras até que, em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato. A dissertação tem como objetivo quantificar o crescimento de matriculados e concluintes no ensino superior desde 2010 e separar o crescimento em razão exclusivamente do FIES e o crescimento natural, ocasionado por outros fatores da economia. Será levada em consideração também a taxa de inadimplência do programa estudantil. Os resultados mostram, quando avaliado por estado que 70% dos beneficiados pelo programa (2010- 2013) não podem ser considerados como ganho real, já que estes estudantes iriam se matricular no ensino superior independentemente de financiamento. Ao considerar apenas os estudantes que trouxeram ganho real para a sociedade por conta do programa, foi visto que alterações de regras do FIES geraram retorno para a sociedade nos anos de 2010 até 2013, no valor de R$ 19,7 bilhões, porém é possível ver que o ano de 2013 perdeu eficiência, já que apresentou maior investimento e menor retorno econômico. Isso ocorreu, pois o valor financiado pelo governo aumentou consideravelmente, mas a quantidade real de beneficiados não acompanhou o crescimento.The Financing Student Fund (FIES) is a funding program of Ministry of Education for university undergraduate students enrolled in private institutions, which can not afford to pay the tuition costs and enrollement fees. The program was established in 1999 and had undergone minor changes in its rules. In 2010 FIES began working on a new format. The objectives of this dissertation is quantify the growth of enrolled undegraduate studentes in higher education and graduates since 2010, separating the increase exclusively from FIES apart from the natural growth, caused by other economic factors. This analysis will also take under consideration the default rate of the program. This study demonstrates that 70% of program recipients (2010- 2013), can not be considered as a real increase in higher education, since these students would be at the university even without funding. When considering only the students who brought real gains to society over the program, it was seen that the changes in FIES rules generated return to society from 2010 to 2013 amounting to R $ 19.7 billion, but it is possible to see that the year 2013 has lost efficiency, as presented higher investment and lower economic returns. This occurred because the amount financed by the government greatly increased, but the actual amount of benefit did not accompany growth.Menezes Filho, Naercio AquinoGarcia, Rachel Candido UbriacoGarcia, Rachel Candido Ubriaco2021-09-13T03:17:09Z2016-09-17T15:43:10Z2021-09-13T03:17:09Z20152016-09-17T15:43:10Z20152015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis43 p.application/pdfhttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1505São PauloTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPER2024-04-01T12:26:00Zoai:repositorio.insper.edu.br:11224/1505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2024-04-01T12:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false
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