Merchandising social na telenovela brasileira: notas sobre a promoção da sustentabilidade ambiental em Velho Chico
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
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Resumo: | Resumo A telenovela é uma das principais narrativas audiovisuais no cenário midiático nacional. A Rede Globo, líder no setor, firma como grande característica de suas tramas a presença de temáticas de cunho social que ajudam a promover a conscientização e o debate entre os telespectadores. Esse artigo pretende discutir as inserções sociais, chamadas de merchandising social, examinando como a temática da sustentabilidade ambiental foi trabalhada em Velho Chico. Lopes e Orozco Gómez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) e Baccega (2003) são alguns dos autores que dão suporte teórico a esse estudo. Como recorte empírico, são analisadas cenas selecionadas evidenciando os conteúdos abordados e as características desse tipo de construção narrativa que visa, sobretudo, fomentar a interação com a telenovela por meio da identificação do momento vivido com a trama elaborada para o espetáculo. |
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Merchandising social na telenovela brasileira: notas sobre a promoção da sustentabilidade ambiental em Velho ChicoComunicaçãoTelenovelaMerchandising socialSustentabilidade ambientalResumo A telenovela é uma das principais narrativas audiovisuais no cenário midiático nacional. A Rede Globo, líder no setor, firma como grande característica de suas tramas a presença de temáticas de cunho social que ajudam a promover a conscientização e o debate entre os telespectadores. Esse artigo pretende discutir as inserções sociais, chamadas de merchandising social, examinando como a temática da sustentabilidade ambiental foi trabalhada em Velho Chico. Lopes e Orozco Gómez (2009), Trindade (2007), Blessa (2006) e Baccega (2003) são alguns dos autores que dão suporte teórico a esse estudo. Como recorte empírico, são analisadas cenas selecionadas evidenciando os conteúdos abordados e as características desse tipo de construção narrativa que visa, sobretudo, fomentar a interação com a telenovela por meio da identificação do momento vivido com a trama elaborada para o espetáculo.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000300179Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.41 n.3 2018reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-58442018310info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Gisela G. S.Bezerra,Beatriz Bragapor2019-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442018000300179Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-01-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
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