Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Iasmine Louise de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Faccioli,Gregorio Guirado, Mendonça,Luciana Coêlho, Nunes,Tatiana Pacheco, Viegas,Pedro Roberto Almeida, Santana,Larissa Oliveira Gama de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambiente & Água
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2014000100011
Resumo: A utilização de água residuária tratada para irrigação pode se tornar uma alternativa para regiões que enfrentam escassez de água. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do reuso de efluente doméstico na cultura do rabanete (Raphanus sativus L.). O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA), localizada na Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão no período de agosto a setembro de 2011. O efluente foi coletado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Rosa Elze, localizada no Município de São Cristóvão/SE. As irrigações foram feitas utilizando-se cinco diluições diferentes. A lâmina de irrigação foi obtida pelo método do Food and Agriculture Organization (FAO) 56. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (IC), com cinco repetições e duas plantas por parcela útil. Foram avaliados altura, massa seca e fresca da parte aérea; comprimento e massa fresca da raiz; diâmetro do fruto e número de folhas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, não havendo diferença significativa. Em relação à qualidade microbiológica do bulbo, realizou-se a enumeração de coliformes termotolerantes, de bactérias aeróbias mesófilas e a pesquisa de Salmonella, os resultados demonstram que o rabanete encontra-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.
id IPABHI-1_0e9c2385011f15b3a5dfa829efa44dbe
oai_identifier_str oai:scielo:S1980-993X2014000100011
network_acronym_str IPABHI-1
network_name_str Revista Ambiente & Água
repository_id_str
spelling Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)efluentereusomicrobiologiaagriculturaA utilização de água residuária tratada para irrigação pode se tornar uma alternativa para regiões que enfrentam escassez de água. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do reuso de efluente doméstico na cultura do rabanete (Raphanus sativus L.). O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA), localizada na Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão no período de agosto a setembro de 2011. O efluente foi coletado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Rosa Elze, localizada no Município de São Cristóvão/SE. As irrigações foram feitas utilizando-se cinco diluições diferentes. A lâmina de irrigação foi obtida pelo método do Food and Agriculture Organization (FAO) 56. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (IC), com cinco repetições e duas plantas por parcela útil. Foram avaliados altura, massa seca e fresca da parte aérea; comprimento e massa fresca da raiz; diâmetro do fruto e número de folhas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, não havendo diferença significativa. Em relação à qualidade microbiológica do bulbo, realizou-se a enumeração de coliformes termotolerantes, de bactérias aeróbias mesófilas e a pesquisa de Salmonella, os resultados demonstram que o rabanete encontra-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2014000100011Revista Ambiente & Água v.9 n.1 2014reponame:Revista Ambiente & Águainstname:Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)instacron:IPABHI10.4136/ambi-agua.1220info:eu-repo/semantics/openAccessDantas,Iasmine Louise de AlmeidaFaccioli,Gregorio GuiradoMendonça,Luciana CoêlhoNunes,Tatiana PachecoViegas,Pedro Roberto AlmeidaSantana,Larissa Oliveira Gama depor2014-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S1980-993X2014000100011Revistahttp://www.ambi-agua.net/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambi.agua@gmail.com1980-993X1980-993Xopendoar:2014-04-07T00:00Revista Ambiente & Água - Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)false
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
title Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
spellingShingle Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
Dantas,Iasmine Louise de Almeida
efluente
reuso
microbiologia
agricultura
title_short Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
title_full Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
title_fullStr Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
title_full_unstemmed Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
title_sort Viabilidade do uso de água residuária tratada na irrigação da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.)
author Dantas,Iasmine Louise de Almeida
author_facet Dantas,Iasmine Louise de Almeida
Faccioli,Gregorio Guirado
Mendonça,Luciana Coêlho
Nunes,Tatiana Pacheco
Viegas,Pedro Roberto Almeida
Santana,Larissa Oliveira Gama de
author_role author
author2 Faccioli,Gregorio Guirado
Mendonça,Luciana Coêlho
Nunes,Tatiana Pacheco
Viegas,Pedro Roberto Almeida
Santana,Larissa Oliveira Gama de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas,Iasmine Louise de Almeida
Faccioli,Gregorio Guirado
Mendonça,Luciana Coêlho
Nunes,Tatiana Pacheco
Viegas,Pedro Roberto Almeida
Santana,Larissa Oliveira Gama de
dc.subject.por.fl_str_mv efluente
reuso
microbiologia
agricultura
topic efluente
reuso
microbiologia
agricultura
description A utilização de água residuária tratada para irrigação pode se tornar uma alternativa para regiões que enfrentam escassez de água. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do reuso de efluente doméstico na cultura do rabanete (Raphanus sativus L.). O experimento foi realizado em casa de vegetação do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA), localizada na Universidade Federal de Sergipe/Campus de São Cristóvão no período de agosto a setembro de 2011. O efluente foi coletado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Rosa Elze, localizada no Município de São Cristóvão/SE. As irrigações foram feitas utilizando-se cinco diluições diferentes. A lâmina de irrigação foi obtida pelo método do Food and Agriculture Organization (FAO) 56. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (IC), com cinco repetições e duas plantas por parcela útil. Foram avaliados altura, massa seca e fresca da parte aérea; comprimento e massa fresca da raiz; diâmetro do fruto e número de folhas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade, não havendo diferença significativa. Em relação à qualidade microbiológica do bulbo, realizou-se a enumeração de coliformes termotolerantes, de bactérias aeróbias mesófilas e a pesquisa de Salmonella, os resultados demonstram que o rabanete encontra-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2014000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2014000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4136/ambi-agua.1220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambiente & Água v.9 n.1 2014
reponame:Revista Ambiente & Água
instname:Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)
instacron:IPABHI
instname_str Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)
instacron_str IPABHI
institution IPABHI
reponame_str Revista Ambiente & Água
collection Revista Ambiente & Água
repository.name.fl_str_mv Revista Ambiente & Água - Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)
repository.mail.fl_str_mv ||ambi.agua@gmail.com
_version_ 1752129748982562816