A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Ramos, Ricardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardozo Moreira, Jasmine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1152
Resumo: A compreensão do desenvolvimento sustentável se dá numa perspectiva multidisciplinar, baseada em cinco dimensões: geográfica, econômica, ecológica, social e cultural. Na gastronomia, estabelecimentos comerciais podem adotar diferentes atitudes que colaborem com a sua gestão voltada à sustentabilidade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo compreender de que forma a sustentabilidade é percebida na gastronomia. Para isso, definiu-se como metodologia, além de revisão bibliográfica, abordagem quali-quantitativa, por meio da elaboração de um questionário distribuído eletronicamente para os estabelecimentos pertencentes à Rede Gastronômica dos Campos Gerais (Paraná). Aproveitou-se o contemporâneo cenário de pandemia para que na análise dos dados pudesse se constatar quais atitudes foram tomadas para que os estabelecimentos investigados mantivessem seu funcionamento, mesmo com restrições impostas pela Covid-19. Dos vinte e cinco associados, vinte e dois retornaram a pesquisa. Como resultados, os estabelecimentos investigados, em sua maioria, demonstraram desempenhar ações favoráveis a uma gestão sustentável de seus empreendimentos e especialmente sobre o cenário pandêmico, adaptações que possibilitaram a manutenção de seus negócios no mercado em que atuam.
id IPARDES-1_4b525310650149140846d4ba3401e7fe
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1152
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIADesenvolvimento sustentável. Gastronomia. Campos Gerais. Paraná. TurismoA compreensão do desenvolvimento sustentável se dá numa perspectiva multidisciplinar, baseada em cinco dimensões: geográfica, econômica, ecológica, social e cultural. Na gastronomia, estabelecimentos comerciais podem adotar diferentes atitudes que colaborem com a sua gestão voltada à sustentabilidade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo compreender de que forma a sustentabilidade é percebida na gastronomia. Para isso, definiu-se como metodologia, além de revisão bibliográfica, abordagem quali-quantitativa, por meio da elaboração de um questionário distribuído eletronicamente para os estabelecimentos pertencentes à Rede Gastronômica dos Campos Gerais (Paraná). Aproveitou-se o contemporâneo cenário de pandemia para que na análise dos dados pudesse se constatar quais atitudes foram tomadas para que os estabelecimentos investigados mantivessem seu funcionamento, mesmo com restrições impostas pela Covid-19. Dos vinte e cinco associados, vinte e dois retornaram a pesquisa. Como resultados, os estabelecimentos investigados, em sua maioria, demonstraram desempenhar ações favoráveis a uma gestão sustentável de seus empreendimentos e especialmente sobre o cenário pandêmico, adaptações que possibilitaram a manutenção de seus negócios no mercado em que atuam.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1152Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 138 (2020): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 138 (2020): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 138 (2020): Janeiro - Junho2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1152/1198Gomes Ramos, RicardoCardozo Moreira, Jasmineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-24T14:40:07Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1152Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2021-11-24T14:40:07Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
title A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
spellingShingle A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
Gomes Ramos, Ricardo
Desenvolvimento sustentável. Gastronomia. Campos Gerais. Paraná. Turismo
title_short A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
title_full A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
title_fullStr A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
title_full_unstemmed A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
title_sort A SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA GASTRONOMIA
author Gomes Ramos, Ricardo
author_facet Gomes Ramos, Ricardo
Cardozo Moreira, Jasmine
author_role author
author2 Cardozo Moreira, Jasmine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Ramos, Ricardo
Cardozo Moreira, Jasmine
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável. Gastronomia. Campos Gerais. Paraná. Turismo
topic Desenvolvimento sustentável. Gastronomia. Campos Gerais. Paraná. Turismo
description A compreensão do desenvolvimento sustentável se dá numa perspectiva multidisciplinar, baseada em cinco dimensões: geográfica, econômica, ecológica, social e cultural. Na gastronomia, estabelecimentos comerciais podem adotar diferentes atitudes que colaborem com a sua gestão voltada à sustentabilidade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo compreender de que forma a sustentabilidade é percebida na gastronomia. Para isso, definiu-se como metodologia, além de revisão bibliográfica, abordagem quali-quantitativa, por meio da elaboração de um questionário distribuído eletronicamente para os estabelecimentos pertencentes à Rede Gastronômica dos Campos Gerais (Paraná). Aproveitou-se o contemporâneo cenário de pandemia para que na análise dos dados pudesse se constatar quais atitudes foram tomadas para que os estabelecimentos investigados mantivessem seu funcionamento, mesmo com restrições impostas pela Covid-19. Dos vinte e cinco associados, vinte e dois retornaram a pesquisa. Como resultados, os estabelecimentos investigados, em sua maioria, demonstraram desempenhar ações favoráveis a uma gestão sustentável de seus empreendimentos e especialmente sobre o cenário pandêmico, adaptações que possibilitaram a manutenção de seus negócios no mercado em que atuam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1152
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1152/1198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 138 (2020): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 138 (2020): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 138 (2020): Janeiro - Junho
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550712807424