Abrir as escolas à comunidade nos finais de semana reduz que tipo de violência? : uma análise de contrafactual utilizando mínimos quadrados ponderados pelo Propensity Score
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705 |
Resumo: | O artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo. |
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Abrir as escolas à comunidade nos finais de semana reduz que tipo de violência? : uma análise de contrafactual utilizando mínimos quadrados ponderados pelo Propensity ScoreOpenning school to community during the weekends reduces what kind of violence? : a counterfactual analysis using Propensity Score weighted least squaresAbrir las escuelas a la comunidad los fines de semana reduce que tipo de violencia? : un análisis de contra factual utilizando mínimos cuadrados ponderados por Propensity ScoreQuels types de violence sont réduits par l’ouverture des écoles municipales le week-end? : une analyse contrefactuelle basée sur la méthode des moindres carrés pondérés pur Propensity ScoreIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Relações Escola-ComunidadeIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::ViolênciaViolênciaEscolaContrafactualO artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo.p. 77-96Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2016-07-04T17:31:10Z2016-07-04T17:31:10Z2011-12Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705ark:/51990/00130000092gkhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6534Curitiba - PRInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessDuenhas, Rogério AllonFrança, Marco Túlio AnicetoGonçalves, Flávio de Oliveirapor2016-07-05T06:01:12Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-07-05T06:01:12Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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