Abrir as escolas à comunidade nos finais de semana reduz que tipo de violência? : uma análise de contrafactual utilizando mínimos quadrados ponderados pelo Propensity Score

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duenhas, Rogério Allon
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: França, Marco Túlio Aniceto, Gonçalves, Flávio de Oliveira
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6705
Resumo: O artigo mostra o impacto da abertura de escolas da primeira fase do ensino fundamental à comunidade nos finais de semana sobre dimensões de violência percebidas pelos diretores. Dois contrafactuais são utilizados: escolas que aguardavam a entrada no programa e as que não demonstraram interesse. Por um lado, o programa mostrou impacto positivo sobre as relações intraescolas, como a melhoria do relacionamento entre o corpo discente, redução de crimes contra a propriedade e o tráfico de drogas na escola. Por outro, aumentou a percepção de diretores sobre os conflitos externos às escolas, como ação de gangues e vandalismo.
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