O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000fvxb |
Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar. |
id |
IPEA_a05c83a240738a6ca644b53e79e94bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13159 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do CearáThe Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of CearáEl Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de CearáIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão EscolarIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::ViolênciaAtraso escolarViolênciaPropensity score matchingEste artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.p. 9-50 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-12T11:28:44Z2024-03-12T11:28:44Z2022-12Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159ark:/51990/001300000fvxbhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388Brasil - CearáInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Maria Adreciana Silva depor2024-03-13T06:03:09Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-13T06:03:09Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará The Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of Ceará El Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de Ceará |
title |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará |
spellingShingle |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará Aguiar, Maria Adreciana Silva de IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência Atraso escolar Violência Propensity score matching |
title_short |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará |
title_full |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará |
title_fullStr |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará |
title_sort |
O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará |
author |
Aguiar, Maria Adreciana Silva de |
author_facet |
Aguiar, Maria Adreciana Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Maria Adreciana Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência Atraso escolar Violência Propensity score matching |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência Atraso escolar Violência Propensity score matching |
description |
Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2024-03-12T11:28:44Z 2024-03-12T11:28:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1 https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000fvxb |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1 ark:/51990/001300000fvxb |
url |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil - Ceará |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br/ppp reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173099296915456 |