O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria Adreciana Silva de
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000fvxb
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159
Resumo: Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.
id IPEA_a05c83a240738a6ca644b53e79e94bc2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13159
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do CearáThe Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of CearáEl Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de CearáIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão EscolarIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::ViolênciaAtraso escolarViolênciaPropensity score matchingEste artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.p. 9-50 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-12T11:28:44Z2024-03-12T11:28:44Z2022-12Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfAGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159ark:/51990/001300000fvxbhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388Brasil - CearáInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Maria Adreciana Silva depor2024-03-13T06:03:09Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-13T06:03:09Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
The Impact of exposure to situations of violence on late school in the state of Ceará
El Impacto de la exposición a situaciones de violencia en la escuela tardía del estado de Ceará
title O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
spellingShingle O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
Aguiar, Maria Adreciana Silva de
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar
IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência
Atraso escolar
Violência
Propensity score matching
title_short O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
title_full O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
title_fullStr O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
title_full_unstemmed O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
title_sort O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará
author Aguiar, Maria Adreciana Silva de
author_facet Aguiar, Maria Adreciana Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria Adreciana Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar
IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência
Atraso escolar
Violência
Propensity score matching
topic IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Evasão Escolar
IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência
Atraso escolar
Violência
Propensity score matching
description Este artigo tem por objetivo avaliar os efeitos das diversas situações de violência vivenciadas por estudantes cearenses do 9o ano do ensino fundamental sobre o atraso escolar. Para tanto, foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015, e o método propensity score matching (PSM) foi empregado. Os resultados mostraram aumento na distorção idade-série para os alunos que já deixaram de ir à aula devido à insegurança no ambiente escolar ou no trajeto até a escola; para os que praticam bullying; para os expostos à violência sexual; e para aqueles que já estiveram envolvidos em brigas com luta física, arma de fogo ou arma branca. Obteve-se evidência contrária em relação ao efeito sobre os que já sofreram bullying, e mostraram-se efeitos negativos, em torno de 2%, sobre o atraso escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2024-03-12T11:28:44Z
2024-03-12T11:28:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000fvxb
identifier_str_mv AGUIAR, Maria Adreciana Silva de. O Impacto da exposição às situações de violência sobre o atraso escolar no estado do Ceará. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 64, p. 9-50, out./dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp64art1
ark:/51990/001300000fvxb
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12388
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil - Ceará
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br/ppp
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173099296915456