Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jéssica Antunes de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Becker, Kalinca Léia
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000hszw
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171
Resumo: O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.
id IPEA_36c0524de20b1f27525608729e5d2446
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13171
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do SulEffects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do SulEfectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do SulIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio EscolarIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::ViolênciaProficiênciaViolência escolarViolência urbanaO estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.p. 9-30.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-12T17:53:31Z2024-03-12T17:53:31Z2022-09Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171ark:/51990/001300000hszwhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883Brasil - Rio Grande do Sul2017Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jéssica Antunes deBecker, Kalinca Léiapor2024-03-13T06:03:29Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13171Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-13T06:03:29Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
Effects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do Sul
Efectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul
title Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
spellingShingle Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
Oliveira, Jéssica Antunes de
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar
IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência
Proficiência
Violência escolar
Violência urbana
title_short Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
title_full Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
title_fullStr Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
title_sort Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
author Oliveira, Jéssica Antunes de
author_facet Oliveira, Jéssica Antunes de
Becker, Kalinca Léia
author_role author
author2 Becker, Kalinca Léia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jéssica Antunes de
Becker, Kalinca Léia
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar
IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência
Proficiência
Violência escolar
Violência urbana
topic IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar
IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência
Proficiência
Violência escolar
Violência urbana
description O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2024-03-12T17:53:31Z
2024-03-12T17:53:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000hszw
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1
ark:/51990/001300000hszw
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil - Rio Grande do Sul
2017
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br/ppp
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173107226247168