Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000hszw |
Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171 |
Resumo: | O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano. |
id |
IPEA_36c0524de20b1f27525608729e5d2446 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13171 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do SulEffects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do SulEfectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do SulIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio EscolarIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::ViolênciaProficiênciaViolência escolarViolência urbanaO estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano.p. 9-30.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-12T17:53:31Z2024-03-12T17:53:31Z2022-09Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171ark:/51990/001300000hszwhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883Brasil - Rio Grande do Sul2017Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jéssica Antunes deBecker, Kalinca Léiapor2024-03-13T06:03:29Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13171Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-13T06:03:29Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul Effects of school and urban violence on student proficiency in public schools in Rio Grande do Sul Efectos de la violencia escolar y urbana en la competencia de los estudiantes en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul |
title |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul Oliveira, Jéssica Antunes de IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência Proficiência Violência escolar Violência urbana |
title_short |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul |
title_full |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul |
author |
Oliveira, Jéssica Antunes de |
author_facet |
Oliveira, Jéssica Antunes de Becker, Kalinca Léia |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Kalinca Léia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jéssica Antunes de Becker, Kalinca Léia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência Proficiência Violência escolar Violência urbana |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Meio Escolar::Meio Escolar IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Problemas Sociais::Tipos de Problemas Sociais::Violência Proficiência Violência escolar Violência urbana |
description |
O estudo analisou os efeitos da violência escolar e urbana sobre a nota Saeb4 em matemática dos alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul em 2017. Para isso, foram construídos índices de violência das escolas (IV) e de criminalidade das cidades gaúchas (IC), por meio de análise fatorial. Os resultados desses índices foram, então, introduzidos como regressores em uma equação de proficiência escolar, estimada por meio de um modelo hierárquico de quatro níveis, alunos, turmas, escolas e municípios. Os resultados indicaram que o aumento de 1 ponto percentual (p.p.) no IV reduz em 11 pontos a nota Saeb em matemática do aluno e o aumento de 1 p.p. no IC reduz essa nota em 8 pontos, evidenciando a necessidade de ações públicas no sentido de reduzir a violência urbana e nas escolas, uma vez que essas afetam o processo de formação do capital humano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09 2024-03-12T17:53:31Z 2024-03-12T17:53:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1 https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000hszw |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jéssica Antunes de; BECKER, Kalinca Léia. Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 63, p. 9-30, jul./set. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp63art1 ark:/51990/001300000hszw |
url |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11883 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil - Rio Grande do Sul 2017 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br/ppp reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173107226247168 |