Federalismo e relações intergovernamentais no Brasil : dinâmicas, impasses e consensos atuais (revelados por gestores públicos estaduais)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7845 |
Resumo: | O texto tem como objetivo apresentar resultados de entrevistas realizadas, em primeira etapa de pesquisa sobre federalismo brasileiro, com gestores públicos em governos estaduais selecionados – Sergipe, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Buscou-se interrogar tais gestores sobre a intencionalidade, o propósito e resultado das ações e relações intergovernamentais cotidianamente por eles empreendidas. Para tal, foram investigados seus posicionamentos sobre características institucionais, pontos de vista, elementos de crise, ruptura e êxito, bem como apreciações sobre as pactuações e negociações possíveis entre entes federados. Elementos, portanto, que contribuem para descortinar e contrastar elementos de dinâmicas, impasses e consensos presentes em estudos recentes sobre o federalismo brasileiro. |
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Federalismo e relações intergovernamentais no Brasil : dinâmicas, impasses e consensos atuais (revelados por gestores públicos estaduais)Texto para Discussão (TD) 2306 : Federalismo e relações intergovernamentais no Brasil : dinâmicas, impasses e consensos atuais (revelados por gestores públicos estaduais)IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo LocalIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::FederalismoIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo EstadualFederalismoRelações intergovernamentaisCapacidades governativasO texto tem como objetivo apresentar resultados de entrevistas realizadas, em primeira etapa de pesquisa sobre federalismo brasileiro, com gestores públicos em governos estaduais selecionados – Sergipe, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Buscou-se interrogar tais gestores sobre a intencionalidade, o propósito e resultado das ações e relações intergovernamentais cotidianamente por eles empreendidas. Para tal, foram investigados seus posicionamentos sobre características institucionais, pontos de vista, elementos de crise, ruptura e êxito, bem como apreciações sobre as pactuações e negociações possíveis entre entes federados. Elementos, portanto, que contribuem para descortinar e contrastar elementos de dinâmicas, impasses e consensos presentes em estudos recentes sobre o federalismo brasileiro.95 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2017-05-23T15:14:43Z2017-05-23T15:14:43Z2017-05Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7845ark:/51990/001300000fxbzhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEASergipeGoiásRio Grande do SulSanta Catarina2013Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro Neto, AristidesIsmael, RicardoRomanatto, EduigesMatos, Elmer NascimentoFiori, Tomás PinheiroBirkner, Walter Marcospor2024-02-23T13:11:24Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-02-23T13:11:24Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O texto tem como objetivo apresentar resultados de entrevistas realizadas, em primeira etapa de pesquisa sobre federalismo brasileiro, com gestores públicos em governos estaduais selecionados – Sergipe, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Buscou-se interrogar tais gestores sobre a intencionalidade, o propósito e resultado das ações e relações intergovernamentais cotidianamente por eles empreendidas. Para tal, foram investigados seus posicionamentos sobre características institucionais, pontos de vista, elementos de crise, ruptura e êxito, bem como apreciações sobre as pactuações e negociações possíveis entre entes federados. Elementos, portanto, que contribuem para descortinar e contrastar elementos de dinâmicas, impasses e consensos presentes em estudos recentes sobre o federalismo brasileiro. |
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