A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000ckmz |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203 |
Resumo: | Neste texto veremos que os protestos de junho de 2013 deixaram bem claro para todos nós que o modelo de desenvolvimento urbano atual é insustentável em três de suas principais dimensões: econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o incentivo à produção do automóvel está muito próximo do ponto de inflexão, se é que este já não ocorreu e não percebemos. Diz-se isso porque - apesar de ser setor industrial e comercial importante - o impacto que o automóvel causa nos outros setores da sociedade, especialmente na saúde (Sistema Único de Saúde - SUS e Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) e na produtividade (tempo gasto em engarrafamentos), deveria nos fazer pensar em investir rápida e maciçamente em um modelo mais avançado de transporte público. Do ponto de vista ambiental, nem é preciso gastar linhas para explicar o impacto que os gases resultantes da combustão da gasolina causam ao planeta. E, do ponto de vista social, se imaginarmos uma sociedade igualitária, produtiva e saudável como objetivo maior do desenvolvimento, certamente o automóvel tem pouco a contribuir nesse projeto de futuro. |
id |
IPEA_4ee1b0c6a6cf3709ce5d408f8c23d54b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9203 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do séculoIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria AutomobilísticaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento UrbanoIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::UrbanismoIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte UrbanoIPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do ArIndústria automobilísticaArquitetura modernaDesenvolvimento sustentávelInvestimentos em mobilidadeMobilidade urbanaNeste texto veremos que os protestos de junho de 2013 deixaram bem claro para todos nós que o modelo de desenvolvimento urbano atual é insustentável em três de suas principais dimensões: econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o incentivo à produção do automóvel está muito próximo do ponto de inflexão, se é que este já não ocorreu e não percebemos. Diz-se isso porque - apesar de ser setor industrial e comercial importante - o impacto que o automóvel causa nos outros setores da sociedade, especialmente na saúde (Sistema Único de Saúde - SUS e Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) e na produtividade (tempo gasto em engarrafamentos), deveria nos fazer pensar em investir rápida e maciçamente em um modelo mais avançado de transporte público. Do ponto de vista ambiental, nem é preciso gastar linhas para explicar o impacto que os gases resultantes da combustão da gasolina causam ao planeta. E, do ponto de vista social, se imaginarmos uma sociedade igualitária, produtiva e saudável como objetivo maior do desenvolvimento, certamente o automóvel tem pouco a contribuir nesse projeto de futuro.p. 131-142Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-05-10T19:26:24Z2019-05-10T19:26:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203ark:/51990/001300000ckmzhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessLara, Fernando Luizpor2020-01-15T22:50:02Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-01-15T22:50:02Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
title |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
spellingShingle |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século Lara, Fernando Luiz IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Urbanismo IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do Ar Indústria automobilística Arquitetura moderna Desenvolvimento sustentável Investimentos em mobilidade Mobilidade urbana |
title_short |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
title_full |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
title_fullStr |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
title_full_unstemmed |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
title_sort |
A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século |
author |
Lara, Fernando Luiz |
author_facet |
Lara, Fernando Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Fernando Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Urbanismo IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do Ar Indústria automobilística Arquitetura moderna Desenvolvimento sustentável Investimentos em mobilidade Mobilidade urbana |
topic |
IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Urbanismo IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Meio Ambiente. Recursos Naturais::Desastres. Poluição::Poluição e Poluentes::Poluição do Ar Indústria automobilística Arquitetura moderna Desenvolvimento sustentável Investimentos em mobilidade Mobilidade urbana |
description |
Neste texto veremos que os protestos de junho de 2013 deixaram bem claro para todos nós que o modelo de desenvolvimento urbano atual é insustentável em três de suas principais dimensões: econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o incentivo à produção do automóvel está muito próximo do ponto de inflexão, se é que este já não ocorreu e não percebemos. Diz-se isso porque - apesar de ser setor industrial e comercial importante - o impacto que o automóvel causa nos outros setores da sociedade, especialmente na saúde (Sistema Único de Saúde - SUS e Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) e na produtividade (tempo gasto em engarrafamentos), deveria nos fazer pensar em investir rápida e maciçamente em um modelo mais avançado de transporte público. Do ponto de vista ambiental, nem é preciso gastar linhas para explicar o impacto que os gases resultantes da combustão da gasolina causam ao planeta. E, do ponto de vista social, se imaginarmos uma sociedade igualitária, produtiva e saudável como objetivo maior do desenvolvimento, certamente o automóvel tem pouco a contribuir nesse projeto de futuro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-05-10T19:26:24Z 2019-05-10T19:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000ckmz |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000ckmz |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173090032746496 |