O Impacto da formalidade do trabalho e da inserção urbana no deslocamento casa-trabalho : uma análise intraurbana para cinco espaços metropolitanos
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9218 |
Resumo: | Este texto busca analisar e mensurar as distintas formas de apropriação da cidade dos indivíduos conforme o tipo de emprego que possuem, na tentativa de comprovar uma possível substituição entre localização da moradia e custo de transporte. Esse pressuposto de substituição é o princípio central do modelo de cidade manocêntrica de Alonso, Muth e Mills (Nadalin, 2010), no qual as pessoas, na sua decisão de localização, escolhem residir mais próximas ao local de trabalho no intuito de reduzir o tempo de deslocamento. |
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O Impacto da formalidade do trabalho e da inserção urbana no deslocamento casa-trabalho : uma análise intraurbana para cinco espaços metropolitanosIPEA::Demografia. População::Migração::Migração::Deslocamentos Residência-TrabalhoIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Concentração UrbanaIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Custos de TransporteIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::Habitação. Assentamentos Humanos::Condições de MoradiaIPEA::Trabalho::Condições de Trabalho::Condições de Trabalho - Geral::Locais de TrabalhoMobilidade e trabalhoMobilidade urbanaIncremento da formalidadeInserção urbanaTempo de deslocamentoEste texto busca analisar e mensurar as distintas formas de apropriação da cidade dos indivíduos conforme o tipo de emprego que possuem, na tentativa de comprovar uma possível substituição entre localização da moradia e custo de transporte. Esse pressuposto de substituição é o princípio central do modelo de cidade manocêntrica de Alonso, Muth e Mills (Nadalin, 2010), no qual as pessoas, na sua decisão de localização, escolhem residir mais próximas ao local de trabalho no intuito de reduzir o tempo de deslocamento.p. 247-269Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-05-16T19:01:31Z2019-05-16T19:01:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9218ark:/51990/001300000ckz5http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.ParáBahiaSão PauloRio Grande do SulBrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessLima Neto, Vicente CorreiaNadalin, Vanessa Gapriottipor2019-05-16T19:01:31Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9218Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2019-05-16T19:01:31Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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