Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campagnucci, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Federizzi, Carla Link, Spanó, Eduardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397
Resumo: O objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas.
id IPEA_66a98291cc6113675c579d496dbeec34
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9397
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio DigitalIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::InovaçõesIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política GovernamentalIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de CurrículosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação BásicaDesenvolvimento de softwarePolíticas educacionaisTecnologia e gestão públicaConstrução de protótipoPátio digitalPlataforma do Currículo da CidadeEducação abertaO objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas.p.277-294 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-10-24T19:24:16Z2019-10-24T19:24:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330São Paulo, SPBrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCampagnucci, FernandaFederizzi, Carla LinkSpanó, Eduardopor2020-01-15T22:48:05Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9397Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T12:08:50.573717Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
title Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
spellingShingle Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
Campagnucci, Fernanda
IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações
IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental
IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica
Desenvolvimento de software
Políticas educacionais
Tecnologia e gestão pública
Construção de protótipo
Pátio digital
Plataforma do Currículo da Cidade
Educação aberta
title_short Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
title_full Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
title_fullStr Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
title_full_unstemmed Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
title_sort Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
author Campagnucci, Fernanda
author_facet Campagnucci, Fernanda
Federizzi, Carla Link
Spanó, Eduardo
author_role author
author2 Federizzi, Carla Link
Spanó, Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campagnucci, Fernanda
Federizzi, Carla Link
Spanó, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações
IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental
IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica
Desenvolvimento de software
Políticas educacionais
Tecnologia e gestão pública
Construção de protótipo
Pátio digital
Plataforma do Currículo da Cidade
Educação aberta
topic IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações
IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental
IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica
Desenvolvimento de software
Políticas educacionais
Tecnologia e gestão pública
Construção de protótipo
Pátio digital
Plataforma do Currículo da Cidade
Educação aberta
description O objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24T19:24:16Z
2019-10-24T19:24:16Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo, SP
Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1804387525824872448