Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397 |
Resumo: | O objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas. |
id |
IPEA_66a98291cc6113675c579d496dbeec34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9397 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio DigitalIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::InovaçõesIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política GovernamentalIPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de CurrículosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação BásicaDesenvolvimento de softwarePolíticas educacionaisTecnologia e gestão públicaConstrução de protótipoPátio digitalPlataforma do Currículo da CidadeEducação abertaO objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas.p.277-294 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-10-24T19:24:16Z2019-10-24T19:24:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019.http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330São Paulo, SPBrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCampagnucci, FernandaFederizzi, Carla LinkSpanó, Eduardopor2020-01-15T22:48:05Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9397Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T12:08:50.573717Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
title |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
spellingShingle |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital Campagnucci, Fernanda IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica Desenvolvimento de software Políticas educacionais Tecnologia e gestão pública Construção de protótipo Pátio digital Plataforma do Currículo da Cidade Educação aberta |
title_short |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
title_full |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
title_fullStr |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
title_full_unstemmed |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
title_sort |
Construção colaborativa da Plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo : o caso do Pátio Digital |
author |
Campagnucci, Fernanda |
author_facet |
Campagnucci, Fernanda Federizzi, Carla Link Spanó, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Federizzi, Carla Link Spanó, Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campagnucci, Fernanda Federizzi, Carla Link Spanó, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica Desenvolvimento de software Políticas educacionais Tecnologia e gestão pública Construção de protótipo Pátio digital Plataforma do Currículo da Cidade Educação aberta |
topic |
IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Política Governamental IPEA::Educação. Treinamento::Currículo. Componente Curricular. Ensino. Aprendizagem::Programa de estudos::Desenvolvimento de Currículos IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Campos da Educação. Domínio da Educação::Educação Básica Desenvolvimento de software Políticas educacionais Tecnologia e gestão pública Construção de protótipo Pátio digital Plataforma do Currículo da Cidade Educação aberta |
description |
O objetivo deste capítulo é apresentar o processo de cocriação de um dos produtos do Pátio Digital, a Plataforma do Currículo da Cidade. A ferramenta atende a uma demanda premente de todos os municípios e estados brasileiros, que é a implementação de documentos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que define um conjunto de aprendizagens a todos os estudantes brasileiros ao longo da educação básica. Em quatro meses, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) mobilizou professores, técnicos da área pedagógica e de tecnologia e gestores públicos para a construção do protótipo da plataforma, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil. Neste capítulo, sistematizamos as metodologias, as técnicas, os insights e os aprendizados decorrentes do processo, organizados em torno de cada uma de suas etapas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24T19:24:16Z 2019-10-24T19:24:16Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397 |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas : superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo, SP Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1804387525824872448 |