Dimensões e qualidade dos cursos superiores em áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013
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Data de Publicação: | 2015 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4157 |
Resumo: | Analisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico. |
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Dimensões e qualidade dos cursos superiores em áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013Dimensions and quality of the tertiary education in stem fields in Brazil between 2000 and 2013Dimensiones y calidad de la formación terciaria en las áreas de ingeniería y de ciencia, tecnología y matemáticas al Brasil desde 2000 hasta 2013Dimensions et qualité de la formation supérieur dans les domaines de la science, technologie, ingénierie et mathématiques au Brésil depuis 2000 jusqu’en 2013IPEA::Educação.Ensino superiorEngenhariasCiências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM)Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)Analisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico.p. 13-50 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Araújo, Thiago Costa (Colaborador)Gusso, Divonzir ArthurNascimento, Paulo A. Meyer M.2015-08-14T18:49:29Z2015-08-14T18:49:29Z2015-06Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4157ark:/51990/00130000073bkhttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4115Brasil2000-2013Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-08-15T06:01:18Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/4157Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-08-15T06:01:18Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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