Evolução da formação de engenheiros e profissionais técnico-científicos no Brasil entre 2000 e 2012
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3150 |
Resumo: | Este artigo analisa a evolução da educação terciária no Brasil de 2000 a 2012, com foco particularmente nas grandes áreas de ciências, matemática e computação e de engenharia, produção e construção. Para tanto, utiliza dados do Censo da Educação Superior para construir indicadores de demanda por e de oferta de cursos, destacando número de cursos, de vagas, de matrículas e de conclusões. A evolução desses indicadores é apresentada em separado para os sistemas público e privado e para as universidades e demais instituições de ensino superior. As tendências são observadas, ainda, para as instituições classificadas por Steiner (2005, 2006) a partir do tipo de diploma de graduação, do número de mestres e doutores titulados e das áreas dos diplomas conferidos, como universidades de pesquisa e doutorado. Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das instituições de elite de Carnoy et al. (2013). Busca-se, com esses esforços, delinear o contexto, a dimensão e o padrão de qualidade nos quais os profissionais técnico-científicos são formados no Brasil. Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação a outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil é concentrada em cursos e instituições de baixo desempenho. |
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Evolução da formação de engenheiros e profissionais técnico-científicos no Brasil entre 2000 e 2012Texto para Discussão (TD) 1982: Evolução da formação de engenheiros e profissionais técnico-científicos no Brasil entre 2000 e 2012Evolution of training among engineers and scientific and technical professionals between 2000 and 2014Ensino superiorEngenhariasProfissionais técnico-científicosExame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM)Este artigo analisa a evolução da educação terciária no Brasil de 2000 a 2012, com foco particularmente nas grandes áreas de ciências, matemática e computação e de engenharia, produção e construção. Para tanto, utiliza dados do Censo da Educação Superior para construir indicadores de demanda por e de oferta de cursos, destacando número de cursos, de vagas, de matrículas e de conclusões. A evolução desses indicadores é apresentada em separado para os sistemas público e privado e para as universidades e demais instituições de ensino superior. As tendências são observadas, ainda, para as instituições classificadas por Steiner (2005, 2006) a partir do tipo de diploma de graduação, do número de mestres e doutores titulados e das áreas dos diplomas conferidos, como universidades de pesquisa e doutorado. Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das instituições de elite de Carnoy et al. (2013). Busca-se, com esses esforços, delinear o contexto, a dimensão e o padrão de qualidade nos quais os profissionais técnico-científicos são formados no Brasil. Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação a outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil é concentrada em cursos e instituições de baixo desempenho.56 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Cunha, Célio da (Comentários e sugestões)Corbucci, Paulo Roberto (Comentários e sugestões)Pereira, Rafael Henrique Moraes (Comentários e sugestões)Araújo, Bruno César (Parecerista)Nogueira, Mauro Oddo (Parecerista)Lobo, Roberto (Debatedor)Carnoy, Martin (Debatedor)Costa, Luiz Claudio (Debatedor)De Negri, Fernanda (Debatedora)Araújo, Thiago Costa (Apoio com dados)Sampaio, Carlos Eduardo Moreno (Apoio com dados)Griboski, Claudia (Apoio com dados)Gusso, Divonzir ArthurNascimento, Paulo A. Meyer M.2014-09-16T14:45:59Z2014-09-16T14:45:59Z2014-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3150ark:/51990/0013000005kpwhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil2000-2012Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-03-19T20:21:08Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3150Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-03-19T20:21:08Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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Evolução da formação de engenheiros e profissionais técnico-científicos no Brasil entre 2000 e 2012 Gusso, Divonzir Arthur Ensino superior Engenharias Profissionais técnico-científicos Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) |
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