A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9732 |
Resumo: | Neste capítulo veremos que o serviço público brasileiro, ao longo das últimas décadas, vem se modernizando e procurando atender às necessidades daqueles que o buscam. No entanto, muitas vezes essa modernização não tem sido na velocidade esperada, tampouco com a qualidade desejada. No caso da Previdência Social, essa modernização se deu pela imprescindibilidade de mudar a imagem perante a opinião pública. Lembrando bem que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era sinônimo de longas filas e que as pessoas precisavam chegar às portas das agências da Previdência de madrugada.Alguns benefícios previdenciários demoravam bastante tempo para ser concedidos. Muitas vezes, pela dificuldade de análise da documentação dos segurados, bem como pela existência de sistemas corporativos precários. Hoje o cidadão não precisa pegar fila, basta agendar o atendimento por um dos canais disponíveis e comparecer à agência escolhida meia hora antes do atendimento marcado. Os benefícios são concedidos em trinta minutos. Para isso basta que os dados da vida profissional do trabalhador estejam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). |
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Barreto, Francisco Assis Santos ManoBrasil2020-03-20T13:37:37Z2020-03-20T13:37:37Z2016http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9732Neste capítulo veremos que o serviço público brasileiro, ao longo das últimas décadas, vem se modernizando e procurando atender às necessidades daqueles que o buscam. No entanto, muitas vezes essa modernização não tem sido na velocidade esperada, tampouco com a qualidade desejada. No caso da Previdência Social, essa modernização se deu pela imprescindibilidade de mudar a imagem perante a opinião pública. Lembrando bem que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era sinônimo de longas filas e que as pessoas precisavam chegar às portas das agências da Previdência de madrugada.Alguns benefícios previdenciários demoravam bastante tempo para ser concedidos. Muitas vezes, pela dificuldade de análise da documentação dos segurados, bem como pela existência de sistemas corporativos precários. Hoje o cidadão não precisa pegar fila, basta agendar o atendimento por um dos canais disponíveis e comparecer à agência escolhida meia hora antes do atendimento marcado. Os benefícios são concedidos em trinta minutos. Para isso basta que os dados da vida profissional do trabalhador estejam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).Submitted by Maury Lima (maury.lima@ipea.gov.br) on 2020-03-20T13:14:42Z No. of bitstreams: 1 A Importância.pdf: 128515 bytes, checksum: b10eca930477ca40e49334788bdaa1f6 (MD5)Approved for entry into archive by Norma Stenzel (norma.stenzel@ipea.gov.br) on 2020-03-20T13:37:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A Importância.pdf: 128515 bytes, checksum: b10eca930477ca40e49334788bdaa1f6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-20T13:37:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Importância.pdf: 128515 bytes, checksum: b10eca930477ca40e49334788bdaa1f6 (MD5) Previous issue date: 2016153-162 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABRIPEA::Demografia. População::Grupos Étnicos::Etnia - Geral::CidadaniaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência SocialIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Serviços Públicos::Serviços PúblicosIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::OmbudsmanIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Controle SocialPrevidência SocialServiço públicoOuvidoria públicaAtendimento ao cidadãoCapítulo publicado em: Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios / organizadores: Ronald do Amaral Menezes, Antonio Semeraro Rito Cardoso. – Brasília : Ipea, 2016.http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6601porPossui referências bibliográficasAcesso AbertoLicença ComumN/AAdministração Pública. Governo. EstadoPrevidência. Previdência SocialORIGINALA Importância.pdfA Importância.pdfapplication/pdf128515http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9732/1/A+Import%C3%A2ncia.pdfb10eca930477ca40e49334788bdaa1f6MD5111058/97322020-03-20 10:37:37.143Repositório InstitucionalPUB |
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