A Coordenação de programas prioritários sob a perspectiva do núcleo do governo federal (2007-2014)
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8935 |
Resumo: | O objetivo do texto é avançar na compreensão de uma função precípua no governo: a coordenação de políticas públicas, que ganha mais relevância no âmbito do núcleo do governo, isto é, o conjunto de instituições e atores que prestam apoio direto na implementação das ações prioritárias definidas pelo chefe do Poder Executivo. Assim, a pesquisa analisa quais mecanismos, instrumentos e níveis de coordenação são, de fato, utilizados no processo de formulação e implementação de quatro políticas estratégicas durante os governos Lula e Dilma, são elas: i) Programa Bolsa Família (PBF); ii) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); iii) programa Brasil Sem Miséria (BSM); e iv) Programa de Investimento em Logística (PIL). A investigação realiza revisão bibliográfica, análise documental de publicações oficiais e, principalmente, entrevistas com atores que ocuparam cargos-chave na Presidência da República e nos ministérios da Fazenda e do Planejamento nas duas gestões. A principal conclusão do estudo é que, apesar da existência de diversos instrumentos de coordenação formais e processuais, na prática, os instrumentos mais utilizados na coordenação dos programas prioritários são os informais e os criados ad hoc para esses programas. Além disso, o mecanismo hierárquico divide espaço com as estratégias de constituição de redes intragovernamentais, sobretudo, para resolução de conflitos e divergências entre os ministérios. |
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A Coordenação de programas prioritários sob a perspectiva do núcleo do governo federal (2007-2014)Texto para Discussão (TD) 2440 : A Coordenação de programas prioritários sob a perspectiva do núcleo do governo federal (2007-2014)IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Governo CentralIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Administração PúblicaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas GovernamentaisIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Elaboração de PolíticasIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Projetos de Desenvolvimento::Execução de ProjetosCoordenação governamentalPolíticas públicasNúcleo de governoPoder ExecutivoO objetivo do texto é avançar na compreensão de uma função precípua no governo: a coordenação de políticas públicas, que ganha mais relevância no âmbito do núcleo do governo, isto é, o conjunto de instituições e atores que prestam apoio direto na implementação das ações prioritárias definidas pelo chefe do Poder Executivo. Assim, a pesquisa analisa quais mecanismos, instrumentos e níveis de coordenação são, de fato, utilizados no processo de formulação e implementação de quatro políticas estratégicas durante os governos Lula e Dilma, são elas: i) Programa Bolsa Família (PBF); ii) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); iii) programa Brasil Sem Miséria (BSM); e iv) Programa de Investimento em Logística (PIL). A investigação realiza revisão bibliográfica, análise documental de publicações oficiais e, principalmente, entrevistas com atores que ocuparam cargos-chave na Presidência da República e nos ministérios da Fazenda e do Planejamento nas duas gestões. A principal conclusão do estudo é que, apesar da existência de diversos instrumentos de coordenação formais e processuais, na prática, os instrumentos mais utilizados na coordenação dos programas prioritários são os informais e os criados ad hoc para esses programas. Além disso, o mecanismo hierárquico divide espaço com as estratégias de constituição de redes intragovernamentais, sobretudo, para resolução de conflitos e divergências entre os ministérios.32 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-01-29T19:25:36Z2019-01-29T19:25:36Z2019-01Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8935ark:/51990/001300000gzqxhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil2003-2014Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Pedro Luiz CostaGomide, Alexandre de ÁvilaBarbosa, Sheila Cristina Tolentinopor2024-02-23T13:11:32Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-02-23T13:11:32Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O objetivo do texto é avançar na compreensão de uma função precípua no governo: a coordenação de políticas públicas, que ganha mais relevância no âmbito do núcleo do governo, isto é, o conjunto de instituições e atores que prestam apoio direto na implementação das ações prioritárias definidas pelo chefe do Poder Executivo. Assim, a pesquisa analisa quais mecanismos, instrumentos e níveis de coordenação são, de fato, utilizados no processo de formulação e implementação de quatro políticas estratégicas durante os governos Lula e Dilma, são elas: i) Programa Bolsa Família (PBF); ii) Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); iii) programa Brasil Sem Miséria (BSM); e iv) Programa de Investimento em Logística (PIL). A investigação realiza revisão bibliográfica, análise documental de publicações oficiais e, principalmente, entrevistas com atores que ocuparam cargos-chave na Presidência da República e nos ministérios da Fazenda e do Planejamento nas duas gestões. A principal conclusão do estudo é que, apesar da existência de diversos instrumentos de coordenação formais e processuais, na prática, os instrumentos mais utilizados na coordenação dos programas prioritários são os informais e os criados ad hoc para esses programas. Além disso, o mecanismo hierárquico divide espaço com as estratégias de constituição de redes intragovernamentais, sobretudo, para resolução de conflitos e divergências entre os ministérios. |
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