Agenda formal e agenda substantiva na adesão do Brasil às recomendações de governança orçamentária da OCDE
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10967 |
Resumo: | Este capítulo discute como os dez princípios contidos nas recomendações são implementados no atual sistema de planejamento e orçamento do Brasil. Segundo a OCDE, a boa governança orçamentária está associada aos benefícios que ela traz para a governança pública de forma ampla, como integridade, dados abertos, alcance de objetivos estratégicos e promoção da confiança entre cidadãos e governo. Na lógica que norteia a discussão neste capítulo, o oposto é verdadeiro: mecanismos que promovam integridade, dados abertos, priorização estratégica e participação e transparência nos assuntos governamentais são fundamentais para alcançar uma boa governança orçamentária. O atestado de conformidade do Brasil com os dez princípios acima, portanto, nada mais é do que um passo em direção a uma governança orçamentária de qualidade. |
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Agenda formal e agenda substantiva na adesão do Brasil às recomendações de governança orçamentária da OCDEIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Finanças Públicas. Tributação::Finanças PúblicasIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Crescimento Econômico::Desenvolvimento EconômicoIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Gestão. Administração::Gestão. AdministraçãoGovernança orçamentáriaDesenvolvimento EconômicoEste capítulo discute como os dez princípios contidos nas recomendações são implementados no atual sistema de planejamento e orçamento do Brasil. Segundo a OCDE, a boa governança orçamentária está associada aos benefícios que ela traz para a governança pública de forma ampla, como integridade, dados abertos, alcance de objetivos estratégicos e promoção da confiança entre cidadãos e governo. Na lógica que norteia a discussão neste capítulo, o oposto é verdadeiro: mecanismos que promovam integridade, dados abertos, priorização estratégica e participação e transparência nos assuntos governamentais são fundamentais para alcançar uma boa governança orçamentária. O atestado de conformidade do Brasil com os dez princípios acima, portanto, nada mais é do que um passo em direção a uma governança orçamentária de qualidade.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2021-12-23T18:36:57Z2021-12-23T18:36:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10967ark:/51990/001300000hqr0https://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rita de Cássia Leal Fonseca dospor2023-07-05T06:03:08Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/10967Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2023-07-05T06:03:08Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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