Descentralização: um tema complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Ademar Kyotoshi
Data de Publicação: 1993
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000h5kh
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2759
Resumo: A complexidade da descentralização das políticas públicas no Brasil - tanto do ponto de vista conceitual como operacional - é aqui analisada, tendo como pano de fundo a Constituição de 1988 que passou a considerar os municípios como parte integrante da Federação e estabeleceu o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular como instrumentos de soberania popular. Faz-se uma qualificação das condições em que se deram as experiências internacinais (França e Itália) para revisar o contexto da descentralização no Brasil. As posições de vários analistas de gestão pública são explicitadas, no quadro e políticas setoriais (educação e saúde), regionais e autonomistas. Finalmente, à guisa de conclusões, o autor reflete sobre o papel do político e do técnico na discussão da reforma do Estado, tendo em vista a questão básica inerente ao tema: como reorganizar a gestão territorial dos processos econômicos, sócio-políticos e administrativos, coerentemente com as metas de eficácia e controle social?
id IPEA_a67d36812e095c7a7c92a0cfdfe032a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2759
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Descentralização: um tema complexoTexto para Discussão (TD) 314: Descentralização: um tema complexoDecentralization: a complex issueDescentralizaçãoPolíticas públicasReforma do EstadoA complexidade da descentralização das políticas públicas no Brasil - tanto do ponto de vista conceitual como operacional - é aqui analisada, tendo como pano de fundo a Constituição de 1988 que passou a considerar os municípios como parte integrante da Federação e estabeleceu o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular como instrumentos de soberania popular. Faz-se uma qualificação das condições em que se deram as experiências internacinais (França e Itália) para revisar o contexto da descentralização no Brasil. As posições de vários analistas de gestão pública são explicitadas, no quadro e políticas setoriais (educação e saúde), regionais e autonomistas. Finalmente, à guisa de conclusões, o autor reflete sobre o papel do político e do técnico na discussão da reforma do Estado, tendo em vista a questão básica inerente ao tema: como reorganizar a gestão territorial dos processos econômicos, sócio-políticos e administrativos, coerentemente com as metas de eficácia e controle social?22 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Magalhães, Olinda Ribeiro de (Colaborador)Soares, Sergei Suarez Dillon (Colaborador)Sato, Ademar Kyotoshi2014-03-12T16:56:21Z2014-03-12T16:56:21Z1993-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2759ark:/51990/001300000h5khhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-23T13:11:13Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-02-23T13:11:13Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Descentralização: um tema complexo
Texto para Discussão (TD) 314: Descentralização: um tema complexo
Decentralization: a complex issue
title Descentralização: um tema complexo
spellingShingle Descentralização: um tema complexo
Sato, Ademar Kyotoshi
Descentralização
Políticas públicas
Reforma do Estado
title_short Descentralização: um tema complexo
title_full Descentralização: um tema complexo
title_fullStr Descentralização: um tema complexo
title_full_unstemmed Descentralização: um tema complexo
title_sort Descentralização: um tema complexo
author Sato, Ademar Kyotoshi
author_facet Sato, Ademar Kyotoshi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Olinda Ribeiro de (Colaborador)
Soares, Sergei Suarez Dillon (Colaborador)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Ademar Kyotoshi
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização
Políticas públicas
Reforma do Estado
topic Descentralização
Políticas públicas
Reforma do Estado
description A complexidade da descentralização das políticas públicas no Brasil - tanto do ponto de vista conceitual como operacional - é aqui analisada, tendo como pano de fundo a Constituição de 1988 que passou a considerar os municípios como parte integrante da Federação e estabeleceu o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular como instrumentos de soberania popular. Faz-se uma qualificação das condições em que se deram as experiências internacinais (França e Itália) para revisar o contexto da descentralização no Brasil. As posições de vários analistas de gestão pública são explicitadas, no quadro e políticas setoriais (educação e saúde), regionais e autonomistas. Finalmente, à guisa de conclusões, o autor reflete sobre o papel do político e do técnico na discussão da reforma do Estado, tendo em vista a questão básica inerente ao tema: como reorganizar a gestão territorial dos processos econômicos, sócio-políticos e administrativos, coerentemente com as metas de eficácia e controle social?
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-10
2014-03-12T16:56:21Z
2014-03-12T16:56:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2759
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000h5kh
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2759
identifier_str_mv ark:/51990/001300000h5kh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173104568107008