Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil III : o uso da mobilidade ativa
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14341 |
Resumo: | Este estudo apresenta um diagnóstico nacional da evolução das taxas de mobilidade ativa (a pé ou por bicicleta) nas viagens casa-trabalho, no Brasil, entre 2008 e 2019, com informações desagregadas para as principais regiões metropolitanas (RMs) e segundo recortes de sexo, cor ou raça, idade, grau de escolaridade e nível de renda. Adicionalmente, o estudo também apresenta as tendências dos números de mortes no trânsito que envolveram pedestres e ciclistas, segundo sexo, idade, cor e raça entre 2011 e 2021. Os resultados apontam uma trajetória de queda generalizada da mobilidade ativa nas cidades de todas as Grandes Regiões (GRs) e RMs do país, o que incide na população de todos os perfis socioeconômicos. Apesar dessa queda, o estudo indica que 23,6% da população ocupada nas cidades brasileiras e que 16,2% nas RMs se deslocavam a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho em 2019. A redução da mobilidade ativa no país se reflete, em alguma medida, na redução do número de mortes de pedestres e ciclistas observada no período de 2011 a 2021. A diminuição do uso do transporte ativo nas cidades brasileiras se soma às tendências apontadas por estudos anteriores de persistente aumento do transporte individual motorizado e redução do uso de transporte público no Brasil, pelo menos desde 2000. Em conjunto, essas tendências apontam para uma trajetória preocupante de conformação de cidades com perfil de mobilidade cada vez mais dependente do transporte individual motorizado, menos sustentável, menos inclusivo e menos saudável. Esses resultados indicam a necessidade de mais estudos – para a coleta de informações detalhadas sobre viagens a pé e por meio de bicicleta – que sejam capazes de subsidiar a implementação de políticas mais efetivas para a promoção da mobilidade ativa, bem como a avaliação do impacto dessas políticas. |
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Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil III : o uso da mobilidade ativaTexto para Discussão (TD) 3024 : Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil III : o uso da mobilidade ativaIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento UrbanoIPEA::Transporte::Transporte::Modos de TransporteMobilidade ativaTransporte ativoMobilidade urbanaEste estudo apresenta um diagnóstico nacional da evolução das taxas de mobilidade ativa (a pé ou por bicicleta) nas viagens casa-trabalho, no Brasil, entre 2008 e 2019, com informações desagregadas para as principais regiões metropolitanas (RMs) e segundo recortes de sexo, cor ou raça, idade, grau de escolaridade e nível de renda. Adicionalmente, o estudo também apresenta as tendências dos números de mortes no trânsito que envolveram pedestres e ciclistas, segundo sexo, idade, cor e raça entre 2011 e 2021. Os resultados apontam uma trajetória de queda generalizada da mobilidade ativa nas cidades de todas as Grandes Regiões (GRs) e RMs do país, o que incide na população de todos os perfis socioeconômicos. Apesar dessa queda, o estudo indica que 23,6% da população ocupada nas cidades brasileiras e que 16,2% nas RMs se deslocavam a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho em 2019. A redução da mobilidade ativa no país se reflete, em alguma medida, na redução do número de mortes de pedestres e ciclistas observada no período de 2011 a 2021. A diminuição do uso do transporte ativo nas cidades brasileiras se soma às tendências apontadas por estudos anteriores de persistente aumento do transporte individual motorizado e redução do uso de transporte público no Brasil, pelo menos desde 2000. Em conjunto, essas tendências apontam para uma trajetória preocupante de conformação de cidades com perfil de mobilidade cada vez mais dependente do transporte individual motorizado, menos sustentável, menos inclusivo e menos saudável. Esses resultados indicam a necessidade de mais estudos – para a coleta de informações detalhadas sobre viagens a pé e por meio de bicicleta – que sejam capazes de subsidiar a implementação de políticas mais efetivas para a promoção da mobilidade ativa, bem como a avaliação do impacto dessas políticas.35 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-07-16T14:08:57Z2024-07-16T14:08:57Z2024-07Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfPEREIRA, Rafael H. M.; VIEIRA João Pedro Bazzo. Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasil III: o uso da mobilidade ativa. Brasília, DF: Ipea, jul. 2024. 35 p. : il. (Texto para Discussão, n. 3024). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/td3024-porthttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14341ark:/51990/001300000gwk8http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil2011-2021Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Rafael Henrique MoraesVieira, João Pedro Bazzopor2024-07-17T06:03:34Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/14341Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-17T06:03:34Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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Este estudo apresenta um diagnóstico nacional da evolução das taxas de mobilidade ativa (a pé ou por bicicleta) nas viagens casa-trabalho, no Brasil, entre 2008 e 2019, com informações desagregadas para as principais regiões metropolitanas (RMs) e segundo recortes de sexo, cor ou raça, idade, grau de escolaridade e nível de renda. Adicionalmente, o estudo também apresenta as tendências dos números de mortes no trânsito que envolveram pedestres e ciclistas, segundo sexo, idade, cor e raça entre 2011 e 2021. Os resultados apontam uma trajetória de queda generalizada da mobilidade ativa nas cidades de todas as Grandes Regiões (GRs) e RMs do país, o que incide na população de todos os perfis socioeconômicos. Apesar dessa queda, o estudo indica que 23,6% da população ocupada nas cidades brasileiras e que 16,2% nas RMs se deslocavam a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho em 2019. A redução da mobilidade ativa no país se reflete, em alguma medida, na redução do número de mortes de pedestres e ciclistas observada no período de 2011 a 2021. A diminuição do uso do transporte ativo nas cidades brasileiras se soma às tendências apontadas por estudos anteriores de persistente aumento do transporte individual motorizado e redução do uso de transporte público no Brasil, pelo menos desde 2000. Em conjunto, essas tendências apontam para uma trajetória preocupante de conformação de cidades com perfil de mobilidade cada vez mais dependente do transporte individual motorizado, menos sustentável, menos inclusivo e menos saudável. Esses resultados indicam a necessidade de mais estudos – para a coleta de informações detalhadas sobre viagens a pé e por meio de bicicleta – que sejam capazes de subsidiar a implementação de políticas mais efetivas para a promoção da mobilidade ativa, bem como a avaliação do impacto dessas políticas. |
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