Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000ckgg |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9200 |
Resumo: | Este capítulo analisa o processo de crescimento urbano mostrando inicialmante dados gerais sobre a mobilidade nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, em 2012. Os dados mostram que a mobilidade urbana caminhou para uma divisão entre os modos de transporte na qual os veículos motorizados passaram a ser dominantes. Adicionalmente, em período mais recente, o uso dos modos motorizados privados (automóvel e motocicleta) passou a ser mais importante que o uso dos meios públicos. Analisaremos os fatores sociais e econômicos que condicionam a mobilidade das pessoas e as políticas de mobilidade aplicadas no país nas últimas décadas. |
id |
IPEA_54ecd95f62160fc5f3366cecfc000cd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9200 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusãoIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte UrbanoIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento UrbanoIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade SocialIPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Meios de TransporteIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte PúblicoMobilidade urbanaCrescimento urbanoPolíticas de mobilidadeSegregação urbanaEste capítulo analisa o processo de crescimento urbano mostrando inicialmante dados gerais sobre a mobilidade nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, em 2012. Os dados mostram que a mobilidade urbana caminhou para uma divisão entre os modos de transporte na qual os veículos motorizados passaram a ser dominantes. Adicionalmente, em período mais recente, o uso dos modos motorizados privados (automóvel e motocicleta) passou a ser mais importante que o uso dos meios públicos. Analisaremos os fatores sociais e econômicos que condicionam a mobilidade das pessoas e as políticas de mobilidade aplicadas no país nas últimas décadas.p. 57-79 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-05-09T20:20:56Z2019-05-09T20:20:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9200ark:/51990/001300000ckgghttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Eduardo Alcântara depor2020-01-15T22:47:41Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-01-15T22:47:41Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
title |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
spellingShingle |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão Vasconcellos, Eduardo Alcântara de IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade Social IPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Meios de Transporte IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público Mobilidade urbana Crescimento urbano Políticas de mobilidade Segregação urbana |
title_short |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
title_full |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
title_fullStr |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
title_full_unstemmed |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
title_sort |
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão |
author |
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de |
author_facet |
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Eduardo Alcântara de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade Social IPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Meios de Transporte IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público Mobilidade urbana Crescimento urbano Políticas de mobilidade Segregação urbana |
topic |
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano IPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Desenvolvimento Urbano IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade Social IPEA::Transporte::Meios de Transporte::Veículos::Meios de Transporte IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público Mobilidade urbana Crescimento urbano Políticas de mobilidade Segregação urbana |
description |
Este capítulo analisa o processo de crescimento urbano mostrando inicialmante dados gerais sobre a mobilidade nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, em 2012. Os dados mostram que a mobilidade urbana caminhou para uma divisão entre os modos de transporte na qual os veículos motorizados passaram a ser dominantes. Adicionalmente, em período mais recente, o uso dos modos motorizados privados (automóvel e motocicleta) passou a ser mais importante que o uso dos meios públicos. Analisaremos os fatores sociais e econômicos que condicionam a mobilidade das pessoas e as políticas de mobilidade aplicadas no país nas últimas décadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-05-09T20:20:56Z 2019-05-09T20:20:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9200 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000ckgg |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9200 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000ckgg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173090026455040 |