A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000d3zh |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9732 |
Resumo: | Neste capítulo veremos que o serviço público brasileiro, ao longo das últimas décadas, vem se modernizando e procurando atender às necessidades daqueles que o buscam. No entanto, muitas vezes essa modernização não tem sido na velocidade esperada, tampouco com a qualidade desejada. No caso da Previdência Social, essa modernização se deu pela imprescindibilidade de mudar a imagem perante a opinião pública. Lembrando bem que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era sinônimo de longas filas e que as pessoas precisavam chegar às portas das agências da Previdência de madrugada.Alguns benefícios previdenciários demoravam bastante tempo para ser concedidos. Muitas vezes, pela dificuldade de análise da documentação dos segurados, bem como pela existência de sistemas corporativos precários. Hoje o cidadão não precisa pegar fila, basta agendar o atendimento por um dos canais disponíveis e comparecer à agência escolhida meia hora antes do atendimento marcado. Os benefícios são concedidos em trinta minutos. Para isso basta que os dados da vida profissional do trabalhador estejam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). |
id |
IPEA_fe1ea86a872d5f76d243eea4c58be907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9732 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência SocialIPEA::Demografia. População::Grupos Étnicos::Etnia - Geral::CidadaniaIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência SocialIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Serviços Públicos::Serviços PúblicosIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::OmbudsmanIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Controle SocialPrevidência SocialServiço públicoOuvidoria públicaAtendimento ao cidadãoNeste capítulo veremos que o serviço público brasileiro, ao longo das últimas décadas, vem se modernizando e procurando atender às necessidades daqueles que o buscam. No entanto, muitas vezes essa modernização não tem sido na velocidade esperada, tampouco com a qualidade desejada. No caso da Previdência Social, essa modernização se deu pela imprescindibilidade de mudar a imagem perante a opinião pública. Lembrando bem que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era sinônimo de longas filas e que as pessoas precisavam chegar às portas das agências da Previdência de madrugada.Alguns benefícios previdenciários demoravam bastante tempo para ser concedidos. Muitas vezes, pela dificuldade de análise da documentação dos segurados, bem como pela existência de sistemas corporativos precários. Hoje o cidadão não precisa pegar fila, basta agendar o atendimento por um dos canais disponíveis e comparecer à agência escolhida meia hora antes do atendimento marcado. Os benefícios são concedidos em trinta minutos. Para isso basta que os dados da vida profissional do trabalhador estejam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).153-162 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2020-03-20T13:37:37Z2020-03-20T13:37:37Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9732ark:/51990/001300000d3zhhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios / organizadores: Ronald do Amaral Menezes, Antonio Semeraro Rito Cardoso. – Brasília : Ipea, 2016.http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6601BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Francisco Assis Santos Manopor2020-03-20T13:37:37Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9732Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-03-20T13:37:37Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
title |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
spellingShingle |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social Barreto, Francisco Assis Santos Mano IPEA::Demografia. População::Grupos Étnicos::Etnia - Geral::Cidadania IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência Social IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Serviços Públicos::Serviços Públicos IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Ombudsman IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Controle Social Previdência Social Serviço público Ouvidoria pública Atendimento ao cidadão |
title_short |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
title_full |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
title_fullStr |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
title_full_unstemmed |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
title_sort |
A Importância da ouvidoria para o serviço público : o caso da Previdência Social |
author |
Barreto, Francisco Assis Santos Mano |
author_facet |
Barreto, Francisco Assis Santos Mano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Francisco Assis Santos Mano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Demografia. População::Grupos Étnicos::Etnia - Geral::Cidadania IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência Social IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Serviços Públicos::Serviços Públicos IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Ombudsman IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Controle Social Previdência Social Serviço público Ouvidoria pública Atendimento ao cidadão |
topic |
IPEA::Demografia. População::Grupos Étnicos::Etnia - Geral::Cidadania IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Seguridade Social::Previdência Social – Geral::Previdência Social IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Serviços Públicos::Serviços Públicos IPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Ombudsman IPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança Social::Controle Social Previdência Social Serviço público Ouvidoria pública Atendimento ao cidadão |
description |
Neste capítulo veremos que o serviço público brasileiro, ao longo das últimas décadas, vem se modernizando e procurando atender às necessidades daqueles que o buscam. No entanto, muitas vezes essa modernização não tem sido na velocidade esperada, tampouco com a qualidade desejada. No caso da Previdência Social, essa modernização se deu pela imprescindibilidade de mudar a imagem perante a opinião pública. Lembrando bem que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era sinônimo de longas filas e que as pessoas precisavam chegar às portas das agências da Previdência de madrugada.Alguns benefícios previdenciários demoravam bastante tempo para ser concedidos. Muitas vezes, pela dificuldade de análise da documentação dos segurados, bem como pela existência de sistemas corporativos precários. Hoje o cidadão não precisa pegar fila, basta agendar o atendimento por um dos canais disponíveis e comparecer à agência escolhida meia hora antes do atendimento marcado. Os benefícios são concedidos em trinta minutos. Para isso basta que os dados da vida profissional do trabalhador estejam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-03-20T13:37:37Z 2020-03-20T13:37:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9732 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000d3zh |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9732 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000d3zh |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Capítulo publicado em: Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios / organizadores: Ronald do Amaral Menezes, Antonio Semeraro Rito Cardoso. – Brasília : Ipea, 2016. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173092335419392 |