Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano Macri Neto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ariadne de Andrade Costa
Tipo de documento: Artigo Outros
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
Texto Completo: https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509
Resumo: O tema da redução da maioridade penal tem provocado grandes discussões devido ao alto índice de criminalidade protagonizado por crianças e adolescentes apresentados na mídia e à inimputabilidade penal destes indivíduos consagrada na Constituição da Republica Federativa do Brasil. Esses crimes geram desconforto e descrença quanto aos órgãos públicos (judicial, executivo e legislativo) do país, causando uma sensação de injustiça na população. Entretanto, constata-se certa confusão de nomenclaturas na conferência da responsabilidade a esses jovens, que na realidade sofrem punições severas em níveis distintos, conforme prevê o ordenamento jurídico nacional e internacional. Constata-se também a precária situação dos estabelecimentos de cumprimento dessas medidas socioeducativas e de internação, colaborando para os internos se especializarem mais na atividade criminal, quando deveria ser um local de ressocialização. Assim, é de crucial importância que o Estado volte seus olhos para seus jovens, proporcionando-lhes saúde, estudo, trabalho ao invés paliativamente reduzir a maioridade penal e construir presídios, esquecendo-se que um dia retornarão ao convívio social mais selvagens.
id IPEBJ_fc3f88e7447caa46166050b6d8a9f9cd
oai_identifier_str oai:bjfs:article/509
network_acronym_str IPEBJ
network_name_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
spelling Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no BrasilCriminal majorityMaioridade penalFederal ConstitutionConstituição FederalStatute of Children and AdolescentsEstatuto da Criança e do AdolescentePsychosocial aspects.Aspectos psicossociais.O tema da redução da maioridade penal tem provocado grandes discussões devido ao alto índice de criminalidade protagonizado por crianças e adolescentes apresentados na mídia e à inimputabilidade penal destes indivíduos consagrada na Constituição da Republica Federativa do Brasil. Esses crimes geram desconforto e descrença quanto aos órgãos públicos (judicial, executivo e legislativo) do país, causando uma sensação de injustiça na população. Entretanto, constata-se certa confusão de nomenclaturas na conferência da responsabilidade a esses jovens, que na realidade sofrem punições severas em níveis distintos, conforme prevê o ordenamento jurídico nacional e internacional. Constata-se também a precária situação dos estabelecimentos de cumprimento dessas medidas socioeducativas e de internação, colaborando para os internos se especializarem mais na atividade criminal, quando deveria ser um local de ressocialização. Assim, é de crucial importância que o Estado volte seus olhos para seus jovens, proporcionando-lhes saúde, estudo, trabalho ao invés paliativamente reduzir a maioridade penal e construir presídios, esquecendo-se que um dia retornarão ao convívio social mais selvagens.IPEBJ2014-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/50910.17063/bjfs4(1)y2014116Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 4 n. 1 (2014): Volume 4 - Número 1; 116-133Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 4 No. 1 (2014): Volume 4 - Número 1; 116-1332237-261Xreponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethicsinstname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)instacron:IPEBJporhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509/502https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509/503Luciano Macri NetoAriadne de Andrade Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-22T12:22:57Zoai:bjfs:article/509Revistahttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/homePRIhttps://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/oai2237-261X2237-261Xopendoar:2021-04-22 12:22:58.01Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
title Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
spellingShingle Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
Luciano Macri Neto
Criminal majority
Maioridade penal
Federal Constitution
Constituição Federal
Statute of Children and Adolescents
Estatuto da Criança e do Adolescente
Psychosocial aspects.
Aspectos psicossociais.
title_short Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
title_full Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
title_fullStr Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
title_full_unstemmed Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
title_sort Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais da Redução da Maioridade Penal no Brasil
author Luciano Macri Neto
author_facet Luciano Macri Neto
Ariadne de Andrade Costa
author_role author
author2 Ariadne de Andrade Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano Macri Neto
Ariadne de Andrade Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Criminal majority
Maioridade penal
Federal Constitution
Constituição Federal
Statute of Children and Adolescents
Estatuto da Criança e do Adolescente
Psychosocial aspects.
Aspectos psicossociais.
topic Criminal majority
Maioridade penal
Federal Constitution
Constituição Federal
Statute of Children and Adolescents
Estatuto da Criança e do Adolescente
Psychosocial aspects.
Aspectos psicossociais.
dc.description.none.fl_txt_mv O tema da redução da maioridade penal tem provocado grandes discussões devido ao alto índice de criminalidade protagonizado por crianças e adolescentes apresentados na mídia e à inimputabilidade penal destes indivíduos consagrada na Constituição da Republica Federativa do Brasil. Esses crimes geram desconforto e descrença quanto aos órgãos públicos (judicial, executivo e legislativo) do país, causando uma sensação de injustiça na população. Entretanto, constata-se certa confusão de nomenclaturas na conferência da responsabilidade a esses jovens, que na realidade sofrem punições severas em níveis distintos, conforme prevê o ordenamento jurídico nacional e internacional. Constata-se também a precária situação dos estabelecimentos de cumprimento dessas medidas socioeducativas e de internação, colaborando para os internos se especializarem mais na atividade criminal, quando deveria ser um local de ressocialização. Assim, é de crucial importância que o Estado volte seus olhos para seus jovens, proporcionando-lhes saúde, estudo, trabalho ao invés paliativamente reduzir a maioridade penal e construir presídios, esquecendo-se que um dia retornarão ao convívio social mais selvagens.
description O tema da redução da maioridade penal tem provocado grandes discussões devido ao alto índice de criminalidade protagonizado por crianças e adolescentes apresentados na mídia e à inimputabilidade penal destes indivíduos consagrada na Constituição da Republica Federativa do Brasil. Esses crimes geram desconforto e descrença quanto aos órgãos públicos (judicial, executivo e legislativo) do país, causando uma sensação de injustiça na população. Entretanto, constata-se certa confusão de nomenclaturas na conferência da responsabilidade a esses jovens, que na realidade sofrem punições severas em níveis distintos, conforme prevê o ordenamento jurídico nacional e internacional. Constata-se também a precária situação dos estabelecimentos de cumprimento dessas medidas socioeducativas e de internação, colaborando para os internos se especializarem mais na atividade criminal, quando deveria ser um local de ressocialização. Assim, é de crucial importância que o Estado volte seus olhos para seus jovens, proporcionando-lhes saúde, estudo, trabalho ao invés paliativamente reduzir a maioridade penal e construir presídios, esquecendo-se que um dia retornarão ao convívio social mais selvagens.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
info:eu-repo/semantics/other
format article
other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509
10.17063/bjfs4(1)y2014116
url https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509
identifier_str_mv 10.17063/bjfs4(1)y2014116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509/502
https://www.ipebj.com.br/bjfs/index.php/bjfs/article/view/509/503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
publisher.none.fl_str_mv IPEBJ
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; v. 4 n. 1 (2014): Volume 4 - Número 1; 116-133
Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics; Vol. 4 No. 1 (2014): Volume 4 - Número 1; 116-133
2237-261X
reponame:Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname:Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron:IPEBJ
reponame_str Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
collection Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics
instname_str Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
instacron_str IPEBJ
institution IPEBJ
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1697756591165538304