Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225 |
Resumo: | Este artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área. |
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Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federaisEstresse; Mestrado; Servidor-estudante; Desempenho; EnfrentamentoEste artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORQuirino, Cláudio Alberto de SáCassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/122510.14295/idonline.v12i41.1225ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 509-5291981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225/1860Direitos autorais 2021 Cláudio Alberto de Sá Quirino, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundéhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Este artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área. |
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