Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225
Resumo: Este artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área.
id IPES_3cfbad648759dd065c35ef80c19c13f5
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1225
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federaisEstresse; Mestrado; Servidor-estudante; Desempenho; EnfrentamentoEste artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORQuirino, Cláudio Alberto de SáCassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/122510.14295/idonline.v12i41.1225ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 509-5291981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225/1860Direitos autorais 2021 Cláudio Alberto de Sá Quirino, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundéhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
title Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
spellingShingle Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Estresse; Mestrado; Servidor-estudante; Desempenho; Enfrentamento
title_short Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
title_full Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
title_fullStr Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
title_full_unstemmed Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
title_sort Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
author Quirino, Cláudio Alberto de Sá
author_facet Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
author_role author
author2 Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Cassundé, Fernanda Roda de Souza Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse; Mestrado; Servidor-estudante; Desempenho; Enfrentamento
topic Estresse; Mestrado; Servidor-estudante; Desempenho; Enfrentamento
description Este artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225
10.14295/idonline.v12i41.1225
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1225/1860
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cláudio Alberto de Sá Quirino, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cláudio Alberto de Sá Quirino, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 509-529
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956082368512