Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244 |
Resumo: | A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola. |
id |
IPES_051bf1ed797dd038eb92cee005214a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1244 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, BrasilEscola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstruçãoA Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Rui Barreto daVillalba, Osvaldo Arsênio2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/124410.14295/idonline.v12i41.1244ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 583-6121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244/1804Direitos autorais 2021 Rui Barreto da Silva, Osvaldo Arsênio Villalbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
title |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
spellingShingle |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil Silva, Rui Barreto da Escola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstrução |
title_short |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
title_full |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
title_fullStr |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
title_full_unstemmed |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
title_sort |
Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil |
author |
Silva, Rui Barreto da |
author_facet |
Silva, Rui Barreto da Villalba, Osvaldo Arsênio |
author_role |
author |
author2 |
Villalba, Osvaldo Arsênio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rui Barreto da Villalba, Osvaldo Arsênio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstrução |
topic |
Escola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstrução |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola. |
description |
A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244 10.14295/idonline.v12i41.1244 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244/1804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rui Barreto da Silva, Osvaldo Arsênio Villalba https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rui Barreto da Silva, Osvaldo Arsênio Villalba https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 583-612 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427024527360 |