Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Barreto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Villalba, Osvaldo Arsênio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244
Resumo: A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola.    
id IPES_051bf1ed797dd038eb92cee005214a0a
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1244
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, BrasilEscola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstruçãoA Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola.    INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Rui Barreto daVillalba, Osvaldo Arsênio2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/124410.14295/idonline.v12i41.1244ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 583-6121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244/1804Direitos autorais 2021 Rui Barreto da Silva, Osvaldo Arsênio Villalbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
title Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
spellingShingle Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
Silva, Rui Barreto da
Escola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstrução
title_short Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
title_full Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
title_fullStr Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
title_full_unstemmed Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
title_sort Indisciplina na Escola: Uma Análise dos fatores de Influência no interior do Ceará, Brasil
author Silva, Rui Barreto da
author_facet Silva, Rui Barreto da
Villalba, Osvaldo Arsênio
author_role author
author2 Villalba, Osvaldo Arsênio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rui Barreto da
Villalba, Osvaldo Arsênio
dc.subject.por.fl_str_mv Escola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstrução
topic Escola; Disciplina; Indisciplina; Construção; desconstrução
dc.description.none.fl_txt_mv A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola.    
description A Indisciplina apresenta-se atualmente como um elemento importante dentro do espaço escolar, uma vez que toda a comunidade escolar, professores, alunos, pais e núcleo gestor percebem a sua presença, colocando-a, muitas vezes como um dos aspectos que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar aspectos relacionados à indisciplina escolar no município de Banabuiú, no interior cearense – Brasil. Trata-se de um estudo de campo, exploratório e descritivo em escolas públicas do município ora pesquisado. A amostra envolveu o núcleo gestor, professores, alunos e pais. O instrumento de coleta de dados constou de um questionário com questões para caracterização da amostra e questões sobre a percepção do construto estudado. Os resultados levaram a crer que os professores e gestores escolares não se reconhecem com uma preparação adequada para lidar com a questão da indisciplina na escola.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244
10.14295/idonline.v12i41.1244
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1244/1804
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rui Barreto da Silva, Osvaldo Arsênio Villalba
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rui Barreto da Silva, Osvaldo Arsênio Villalba
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 583-612
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427024527360