Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Hernandes Adauto de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes Filho, Antoniel dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486
Resumo: Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual.
id IPES_056582dbefbb4a884709351dcc7dc95d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1486
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-BrasilMarketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE.Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima, Hernandes Adauto deGomes Filho, Antoniel dos Santos2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/148610.14295/idonline.v13i43.1486ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 62-751981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486/2250Direitos autorais 2021 Hernandes Adauto de Lima, Antoniel dos Santos Gomes Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T11:00:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
title Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
spellingShingle Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
Lima, Hernandes Adauto de
Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE.
title_short Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
title_full Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
title_fullStr Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
title_full_unstemmed Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
title_sort Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
author Lima, Hernandes Adauto de
author_facet Lima, Hernandes Adauto de
Gomes Filho, Antoniel dos Santos
author_role author
author2 Gomes Filho, Antoniel dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Hernandes Adauto de
Gomes Filho, Antoniel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE.
topic Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE.
description Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486
10.14295/idonline.v13i43.1486
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i43.1486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486/2250
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Hernandes Adauto de Lima, Antoniel dos Santos Gomes Filho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Hernandes Adauto de Lima, Antoniel dos Santos Gomes Filho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 62-75
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948439298048