Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486 |
Resumo: | Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual. |
id |
IPES_056582dbefbb4a884709351dcc7dc95d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1486 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-BrasilMarketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE.Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLima, Hernandes Adauto deGomes Filho, Antoniel dos Santos2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/148610.14295/idonline.v13i43.1486ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 62-751981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486/2250Direitos autorais 2021 Hernandes Adauto de Lima, Antoniel dos Santos Gomes Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T11:00:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
title |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
spellingShingle |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil Lima, Hernandes Adauto de Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE. |
title_short |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
title_full |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
title_fullStr |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
title_full_unstemmed |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
title_sort |
Marketing Contábil: Um Estudo em Escritórios de Contabilidade do Município de Icó, Ceará-Brasil |
author |
Lima, Hernandes Adauto de |
author_facet |
Lima, Hernandes Adauto de Gomes Filho, Antoniel dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Filho, Antoniel dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Hernandes Adauto de Gomes Filho, Antoniel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE. |
topic |
Marketing Contábil. Escritórios de Contabilidade. Icó-CE. |
description |
Com o marketing as empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, podem apresentar um padrão de responsabilidade com a criação, divulgação e manutenção da marca, produto ou serviço. Desse modo o presente estudo tem como objetivo verificar como acontece uso do marketing pelos escritórios de contabilidade no município de Icó no Estado do Ceará. Metodologicamente a investigação possui uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos a investigação é de nível exploratória e descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo junto a escritórios contábeis. Foram critérios de inclusão: (01) o escritório ter sede no município de Icó-CE, e, (02) o contador responsável possuir registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). Frente aos critérios apresentados, foram incluídos na pesquisa 12 escritórios, e para a coleta de dados foi desenvolvido com base na literatura especifica do tema marketing contábil um questionário estruturado contendo 5 questões especificas, as respostas foram analisadas com base na análise do conteúdo. Considera-se diante da pesquisa que: os contadores responsáveis pelos escritórios de contabilidade do município de Icó no Estado do Ceará apresentam um nível satisfatório de conhecimento sobre o marketing; os contadores participantes da pesquisa apontaram que era necessário e importante a introdução e/ou efetivação da disciplina de marketing na formação do profissional contábil durante a graduação; e, que os escritório de contabilidade do município de Icó-CE seguem estratégias de marketing pois, os mesmos buscam um relacionamento com seus clientes seja de modo presencial ou virtual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486 10.14295/idonline.v13i43.1486 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i43.1486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1486/2250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Hernandes Adauto de Lima, Antoniel dos Santos Gomes Filho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Hernandes Adauto de Lima, Antoniel dos Santos Gomes Filho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 43 (2019); 62-75 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948439298048 |