Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v13i47.2105 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105 |
Resumo: | Resumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma, levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa. O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. |
id |
IPES_0b8ca19b292803650f10f68dfb35e23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2105 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education ResearchResumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma, levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa. O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOREvêncio, Kátia Maria de MouraTeixeira, Shearley LimaRodrigues, Kátissa Galgania Feitosa CoutinhoFeitosa, Flaviana AraújoFontes, Wesley Jonh da Silva2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/210510.14295/idonline.v13i47.2105ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 440-4521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105/3133Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, Shearley Lima Teixeira, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Flaviana Araújo Feitosa, Wesley Jonh da Silva Fonteshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
title |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
spellingShingle |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research Evêncio, Kátia Maria de Moura Evêncio, Kátia Maria de Moura |
title_short |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
title_full |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
title_fullStr |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
title_full_unstemmed |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
title_sort |
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research |
author |
Evêncio, Kátia Maria de Moura |
author_facet |
Evêncio, Kátia Maria de Moura Evêncio, Kátia Maria de Moura Teixeira, Shearley Lima Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Feitosa, Flaviana Araújo Fontes, Wesley Jonh da Silva Teixeira, Shearley Lima Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Feitosa, Flaviana Araújo Fontes, Wesley Jonh da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Shearley Lima Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Feitosa, Flaviana Araújo Fontes, Wesley Jonh da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evêncio, Kátia Maria de Moura Teixeira, Shearley Lima Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Feitosa, Flaviana Araújo Fontes, Wesley Jonh da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Resumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma, levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa. O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105 10.14295/idonline.v13i47.2105 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105/3133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 440-452 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822108428498108416 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2105 |