Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evêncio, Kátia Maria de Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Shearley Lima, Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho, Feitosa, Flaviana Araújo, Fontes, Wesley Jonh da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105
Resumo: Resumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma,  levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa.  O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. 
id IPES_9a3d4ab983630a38694aafb13cf9db87
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2105
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education ResearchResumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma,  levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa.  O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOREvêncio, Kátia Maria de MouraTeixeira, Shearley LimaRodrigues, Kátissa Galgania Feitosa CoutinhoFeitosa, Flaviana AraújoFontes, Wesley Jonh da Silva2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/210510.14295/idonline.v13i47.2105ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 440-4521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105/3133Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, Shearley Lima Teixeira, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Flaviana Araújo Feitosa, Wesley Jonh da Silva Fonteshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-22T21:55:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
title Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
spellingShingle Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
Evêncio, Kátia Maria de Moura
title_short Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
title_full Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
title_fullStr Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
title_full_unstemmed Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
title_sort Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
author Evêncio, Kátia Maria de Moura
author_facet Evêncio, Kátia Maria de Moura
Teixeira, Shearley Lima
Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho
Feitosa, Flaviana Araújo
Fontes, Wesley Jonh da Silva
author_role author
author2 Teixeira, Shearley Lima
Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho
Feitosa, Flaviana Araújo
Fontes, Wesley Jonh da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Evêncio, Kátia Maria de Moura
Teixeira, Shearley Lima
Rodrigues, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho
Feitosa, Flaviana Araújo
Fontes, Wesley Jonh da Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma,  levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa.  O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. 
description Resumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma,  levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa.  O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105
10.14295/idonline.v13i47.2105
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2105/3133
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, Shearley Lima Teixeira, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Flaviana Araújo Feitosa, Wesley Jonh da Silva Fontes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Kátia Maria de Moura Evêncio, Shearley Lima Teixeira, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Flaviana Araújo Feitosa, Wesley Jonh da Silva Fontes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 440-452
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423863070720