A Literatura nos Documentos Oficiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/464 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar algumas considerações a respeito de como têm sido efetivadas as aulas de literatura no Ensino Médio. Percebemos assim, a presença de uma crise no ensino da literatura no ensino médio, algo bastante visível no âmbito escolar e que pode ser interpretada de várias maneiras. Outro foco importante para esse trabalho foi levantar as representações da literatura como patrimônio cultural da humanidade. Por conseguinte alguns questionamentos são feitos: Como vem sendo ministrado o ensino da literatura no ensino médio? Qual visão sobre as funções da literatura norteiam o trabalho do professor no ensino médio? O que os denominados orientadores curriculares podem trazer de contribuição para o ensino da literatura no ensino médio? Por que o ensino de literatura vem sofrendo uma crise nos dias atuais? Para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica, os trabalhos de Cosson (2006 e 2014) e Paulino (2007), quanto ao tratamento do letramento literário; para as reflexões a respeito do ensino de literatura,optou-se por Lajolo (1982 e 2000), Todorov (2009) e Zilberman (1988 e 2003), entre outros. Sendo assim, este estudo também busca refletir sobre a importância do ensino da literatura no Ensino Médio para despertar e instigar o aluno a ler com prazer os textos literários. Os resultados evidenciam a importância do trabalho do professor como um agente de promoção da leitura literária. Desta forma, este estudo também se justifica pela tentativa de contribuir com os debates a respeito do uso de textos literários e dos livros didáticos de Português no ensino de literatura, promovendo o letramento literário no Ensino Médio. |
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