Letramento liter?rio e documentos oficiais: um estudo das concep??es de literatura e letramento liter?rio nas normativas e orienta??es de estado
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFVJM |
Texto Completo: | http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1989 |
Resumo: | Esta disserta??o versa sobre as concep??es de literatura e letramento liter?rio nas documenta??es oficiais relativas ao ensino m?dio. O ensino de literatura tem se caracterizado, segundo alguns autores, pela pouca aten??o ao texto liter?rio em si e o apego ?s quest?es hist?ricas. O objeto liter?rio parece n?o ocupar o lugar de outrora. Segundo Cosson (2016), a literatura sofreu uma esp?cie de apagamento na escola. Diante desse cen?rio, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar, por meio da an?lise documental, as concep??es de literatura e letramento liter?rio contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos ao ensino m?dio: Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio; PCN + Ensino M?dio; Base Nacional Comum Curricular e Conte?do B?sico Comum do estado de Minas Gerais. A an?lise documental tomou por base os pressupostos de Cellard (2012), em cont?nuo di?logo com trabalhos na ?rea e as discuss?es de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). Dos autores citados, Cosson (2014, 2016) discute o conceito de letramento liter?rio, entendido como a apropria??o do texto liter?rio pelo aluno, possibilitando uma experi?ncia distinta frente ao texto, amplia??o dos sentidos e estabelecimento de rela??es com a realidade. A an?lise dos documentos em sua rela??o com o ensino de literatura permitiu concluir que apenas as Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio dedicam uma aten??o maior para a leitura liter?ria. Ainda assim, os documentos possuem teor mais prescritivo que propositivo. Esta pesquisa espera contribuir para se pensar em novas normativas que contemplem, de fato, o letramento liter?rio bem como auxiliem em proposi??es que promovam uma valoriza??o da literatura na escola. |
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Teixeira, Lucas LealVieira, Noemi Campos FreitasSantos, Rita de C?ssia Silva Dion?sioRamalho, Mara L?ciaUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Vieira, Noemi Campos Freitas2019-06-19T19:11:52Z2019-06-19T19:11:52Z20182018-12-06TEIXEIRA, Lucas Leal. Letramento liter?rio e documentos oficiais: um estudo das concep??es de literatura e letramento liter?rio nas normativas e orienta??es de estado. 2018. 92 p. Disserta??o (Mestrado Profissional) ? Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2018.http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1989Esta disserta??o versa sobre as concep??es de literatura e letramento liter?rio nas documenta??es oficiais relativas ao ensino m?dio. O ensino de literatura tem se caracterizado, segundo alguns autores, pela pouca aten??o ao texto liter?rio em si e o apego ?s quest?es hist?ricas. O objeto liter?rio parece n?o ocupar o lugar de outrora. Segundo Cosson (2016), a literatura sofreu uma esp?cie de apagamento na escola. Diante desse cen?rio, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar, por meio da an?lise documental, as concep??es de literatura e letramento liter?rio contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos ao ensino m?dio: Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio; PCN + Ensino M?dio; Base Nacional Comum Curricular e Conte?do B?sico Comum do estado de Minas Gerais. A an?lise documental tomou por base os pressupostos de Cellard (2012), em cont?nuo di?logo com trabalhos na ?rea e as discuss?es de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). Dos autores citados, Cosson (2014, 2016) discute o conceito de letramento liter?rio, entendido como a apropria??o do texto liter?rio pelo aluno, possibilitando uma experi?ncia distinta frente ao texto, amplia??o dos sentidos e estabelecimento de rela??es com a realidade. 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El objeto literario parece no ocupar el lugar de otrora. De acuerdo con Cosson (2016), la literatura sufri? una especie de borradura en la escuela. Delante de ese escenario, la presente investigaci?n tuvo por objetivo principal investigar las concepciones de literatura y letramento literario en los siguientes documentos oficiales dirigidos a la ense?anza media: Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio; PCN + Ensino M?dio; Base Nacional Comum Curricular e Conte?do B?sico Comum do estado de Minas Gerais. El an?lisis documental tom? por base las presuposiciones de Cellard (2012), en incesante di?logo con trabajos en el ?rea y las discusiones de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). De los autores mencionados, Cosson (2014, 2016) discute el concepto de letramento literario, entendido como la apropiaci?n del texto literario por el alumno, posibilitando una experiencia distinta frente al texto, ampliaci?n de los sentidos y establecimiento de relaciones con la realidad. El an?lisis de los documentos en su relaci?n con la ense?anza de literatura permiti? concluir que solamente las Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio dedican una atenci?n m?s detenida a la lectura literaria. A?n as?, los documentos poseen car?cter m?s prescritivo que propositivo. Esta investigaci?n espera contribuir para pensarse en nuevas normativas que abarquen, de hecho, el letramento literario como tambi?n auxilien en proposiciones que promuevan una valoraci?n de la literatura en la escuela.porUFVJMA concess?o da licen?a deste item refere-se ao ? termo de autoriza??o impresso assinado pelo autor, assim como na licen?a Creative Commons, com as seguintes condi??es: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publica??o, autorizo a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o IBICT a disponibilizar por meio de seus reposit?rios, sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei n? 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permiss?es assinaladas, para fins de leitura, impress?o e/ou download, a t?tulo de divulga??o da produ??o cient?fica brasileira, e preserva??o, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento liter?rio e documentos oficiais: um estudo das concep??es de literatura e letramento liter?rio nas normativas e orienta??es de estadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLiteraturaLetramento liter?rioDocumentos oficiaisEnsino M?dioLetramento literarioDocumentos oficialesEnse?anza Mediareponame:Repositório Institucional da UFVJMinstname:Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)instacron:UFVJMTEXTlucas_leal_teixeira.pdf.txtlucas_leal_teixeira.pdf.txtExtracted texttext/plain200854http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1989/6/lucas_leal_teixeira.pdf.txt41f964941f675ecf7b0eae1a5a054e35MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Esta disserta??o versa sobre as concep??es de literatura e letramento liter?rio nas documenta??es oficiais relativas ao ensino m?dio. O ensino de literatura tem se caracterizado, segundo alguns autores, pela pouca aten??o ao texto liter?rio em si e o apego ?s quest?es hist?ricas. O objeto liter?rio parece n?o ocupar o lugar de outrora. Segundo Cosson (2016), a literatura sofreu uma esp?cie de apagamento na escola. Diante desse cen?rio, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar, por meio da an?lise documental, as concep??es de literatura e letramento liter?rio contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos ao ensino m?dio: Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio; PCN + Ensino M?dio; Base Nacional Comum Curricular e Conte?do B?sico Comum do estado de Minas Gerais. A an?lise documental tomou por base os pressupostos de Cellard (2012), em cont?nuo di?logo com trabalhos na ?rea e as discuss?es de Candido (2011); Cosson (2014, 2016); Kleiman (1995, 2016); Martins (2015); Paulino e Cosson (2009). Dos autores citados, Cosson (2014, 2016) discute o conceito de letramento liter?rio, entendido como a apropria??o do texto liter?rio pelo aluno, possibilitando uma experi?ncia distinta frente ao texto, amplia??o dos sentidos e estabelecimento de rela??es com a realidade. A an?lise dos documentos em sua rela??o com o ensino de literatura permitiu concluir que apenas as Orienta??es Curriculares para o Ensino M?dio dedicam uma aten??o maior para a leitura liter?ria. Ainda assim, os documentos possuem teor mais prescritivo que propositivo. Esta pesquisa espera contribuir para se pensar em novas normativas que contemplem, de fato, o letramento liter?rio bem como auxiliem em proposi??es que promovam uma valoriza??o da literatura na escola. |
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