As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Altemar Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443
Resumo: Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa  baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre  quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade;  Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a  formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. 
id IPES_0d707dd5b293e7c4806b43065d1fcec9
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2443
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary EducationTecnologia. Prática pedagógica. AprendizagemEste estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa  baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre  quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade;  Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a  formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVidal, Altemar SantosMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/244310.14295/idonline.v14i50.2443ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 366-3791981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443/3877Direitos autorais 2021 Altemar Santos Vidal, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:33Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
title As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
spellingShingle As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
Vidal, Altemar Santos
Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem
title_short As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
title_full As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
title_fullStr As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
title_full_unstemmed As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
title_sort As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
author Vidal, Altemar Santos
author_facet Vidal, Altemar Santos
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Altemar Santos
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem
topic Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa  baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre  quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade;  Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a  formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. 
description Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa  baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre  quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade;  Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a  formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443
10.14295/idonline.v14i50.2443
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443/3877
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Altemar Santos Vidal, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Altemar Santos Vidal, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 366-379
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430408282112