Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno. |
id |
IPES_0e3c2d9cfb25944e64bccbfc52ca5467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3134 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature ReviewAutismo; Prática em Psicologia; Intervenção precoce na escolaO Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPessoa, Emilly MarinhoAguiar, Karoline Giele Martins de2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313410.14295/idonline.v15i56.3134ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 467-4811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134/4988Direitos autorais 2021 KAROLINE GIELE MARTINS DE AGUIARhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:45Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
title |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
spellingShingle |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review Pessoa, Emilly Marinho Autismo; Prática em Psicologia; Intervenção precoce na escola |
title_short |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
title_full |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
title_fullStr |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
title_full_unstemmed |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
title_sort |
Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review |
author |
Pessoa, Emilly Marinho |
author_facet |
Pessoa, Emilly Marinho Aguiar, Karoline Giele Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Karoline Giele Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Emilly Marinho Aguiar, Karoline Giele Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo; Prática em Psicologia; Intervenção precoce na escola |
topic |
Autismo; Prática em Psicologia; Intervenção precoce na escola |
description |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134 10.14295/idonline.v15i56.3134 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134/4988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 KAROLINE GIELE MARTINS DE AGUIAR https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 KAROLINE GIELE MARTINS DE AGUIAR https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 467-481 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957531500544 |