Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Emilly Marinho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, Karoline Giele Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno.
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spelling Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature ReviewAutismo; Prática em Psicologia; Intervenção precoce na escolaO Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPessoa, Emilly MarinhoAguiar, Karoline Giele Martins de2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313410.14295/idonline.v15i56.3134ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 467-4811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3134/4988Direitos autorais 2021 KAROLINE GIELE MARTINS DE AGUIARhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:45Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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Autismo; Prática em Psicologia; Intervenção precoce na escola
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description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno.
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