A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646 |
Resumo: | A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes, porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. |
id |
IPES_1012d7bcb1e2f93e091f5a08e0c8f7d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1646 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary EducationMeio Ambiente, Entrevista e EnsinoA Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes, porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORViana, Elaine Cristina da SilvaOliveira Júnior, Geraldo Martins deSobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes CecílioSobral, Stevens Emanuel CecílioLima, Otoniel Moreira Leite2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/164610.14295/idonline.v13i44.1646ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 620-6341981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646/2414Direitos autorais 2021 Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-05T19:44:27Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
title |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
spellingShingle |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education Viana, Elaine Cristina da Silva Meio Ambiente, Entrevista e Ensino |
title_short |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
title_full |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
title_fullStr |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
title_sort |
A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education |
author |
Viana, Elaine Cristina da Silva |
author_facet |
Viana, Elaine Cristina da Silva Oliveira Júnior, Geraldo Martins de Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Lima, Otoniel Moreira Leite |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Júnior, Geraldo Martins de Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Lima, Otoniel Moreira Leite |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Elaine Cristina da Silva Oliveira Júnior, Geraldo Martins de Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Lima, Otoniel Moreira Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio Ambiente, Entrevista e Ensino |
topic |
Meio Ambiente, Entrevista e Ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes, porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. |
description |
A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes, porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646 10.14295/idonline.v13i44.1646 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i44.1646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646/2414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 620-634 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429525381120 |