Inteligência emocional e o desempenho de líderes: um estudo sobre como líderes percebem a sua inteligência emocional e a relacionam com o seu desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Delania Do Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127217
Resumo: A Inteligência Emocional pode ser definida como a capacidade de ter autoconsciência dos próprios sentimentos e emoções e conseguir guiar o pensamento e a ação. O indivíduo provido de Inteligência Emocional apresenta um repertório de competências que lhe permite fazer uma leitura melhor das situações, e isso pode impactar em seu comportamento consigo mesmo e com outros. A literatura científica tem apontado que a IE é um importante repertório de competências para líderes eficazes. Nesse sentido, essa pesquisa teve como principal objetivo estudar como os líderes percebem a sua Inteligência Emocional e a relacionam com o seu desempenho. Para tanto, realizou-se um estudo com dez gestores de empresas que foram entrevistados com um instrumento composto por 16 perguntas. O enquadramento teórico para a elaboração do instrumento e a categorização das repostas foi a Teoria da Inteligência Emocional proposta por Daniel Goleman. Os resultados apontaram que os líderes percebem a importância da inteligência emocional para o exercício da liderança, relacionam-na ao seu desempenho e conseguem destacar situações em que o nível de IE faz diferença para a obtenção de um resultado positivo. Ambientes estressantes, pessoas hostis, cobranças por resultados, autoritarismo no trabalho, injustiça, entre outras, foram citadas como situações com as quais os líderes têm dificuldade de lidar e as relacionam ao nível de IE. Todos os entrevistados já receberam feedbacks que apontaram aspectos positivos e negativos da sua inteligência emocional. Os positivos muito vinculados à entrega de resultados, enquanto que os negativos relacionam-se a como lidam com a pressão inerente aos seus cargos e aos relacionamentos interpessoais. A pesquisa confirmou que os líderes estão sensibilizados no tocante à importância da Inteligência Emocional para o alto desempenho, assim como para a necessidade de desenvolvê-la com foco em situações reais do ambiente corporativo. Palavras-chave: Inteligência Emocional; Autoconsciência; Liderança; Desempenho.
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O enquadramento teórico para a elaboração do instrumento e a categorização das repostas foi a Teoria da Inteligência Emocional proposta por Daniel Goleman. Os resultados apontaram que os líderes percebem a importância da inteligência emocional para o exercício da liderança, relacionam-na ao seu desempenho e conseguem destacar situações em que o nível de IE faz diferença para a obtenção de um resultado positivo. Ambientes estressantes, pessoas hostis, cobranças por resultados, autoritarismo no trabalho, injustiça, entre outras, foram citadas como situações com as quais os líderes têm dificuldade de lidar e as relacionam ao nível de IE. Todos os entrevistados já receberam feedbacks que apontaram aspectos positivos e negativos da sua inteligência emocional. Os positivos muito vinculados à entrega de resultados, enquanto que os negativos relacionam-se a como lidam com a pressão inerente aos seus cargos e aos relacionamentos interpessoais. A pesquisa confirmou que os líderes estão sensibilizados no tocante à importância da Inteligência Emocional para o alto desempenho, assim como para a necessidade de desenvolvê-la com foco em situações reais do ambiente corporativo. Palavras-chave: Inteligência Emocional; Autoconsciência; Liderança; Desempenho.Emotional Intelligence can be defined as the ability to be self-aware of one's feelings and emotions and be able to guide thought and action. Individuals with Emotional Intelligence have a repertoire of skills that allow them to better read situations and this can impact their behavior with themselves and with others. Scientific literature has pointed out that EI is an important repertoire of competencies for effective leaders. In this sense, this research aimed to study how leaders perceive their Emotional Intelligence and relate it to their performance. Therefore, a study was carried out with ten company managers who were interviewed with an instrument consisting of 16 questions. The theoretical framework for developing the instrument and categorizing the responses was the Theory of Emotional Intelligence proposed by Daniel Goleman. The results showed that leaders realize the importance of emotional intelligence for the exercise of leadership, relate it to their performance and are able to highlight situations in which the EI level makes a difference to obtain a positive result. Stressful environments, hostile people, demands for results, authoritarianism at work, injustice, among others, were cited as situations that leaders have difficulty dealing with and relate them to the IE level. All respondents have already received feedback that pointed out positive and negative aspects of emotional intelligence. The positives are very related to delivering results and the negatives to how they deal with the pressure inherent in their positions and interpersonal relationships. The survey confirmed that leaders are aware of the importance of Emotional Intelligence for high performance, as well as the need to develop it focusing on real situations in the corporate environment. Keywords: Emotional Intelligence; Self-awareness; Leadership; Performance.Dissertação enviada com autorização e certificação via CI 85113/21 em 15/12/2021Lima, Tiago Jesse Souza deBarcelar, LucicleideBarreto, José Renato FerreiraUniversidade de Fortaleza. Mestrado Profissional em AdministraçãoSantos, Delania Do Nascimento2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127217https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26504porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T21:08:40Zoai::127217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-24T21:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
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