Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Marcos Antonio Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bandeira, Emanuela Nayara da Silva, Diniz, Samira Bruno, Simões Neto, José de Caldas, Pereira, Cícero Cléber Brito, Lourenço, Camilo de Oliveira, Silva, Cícero Rodrigo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019
Resumo: O uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aula
id IPES_10fab96f855e70bb48179456f008f097
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2019
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning ProcessComunicação; Estudos de Validação; TecnologiaO uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aulaINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCentro Universitário Dr. Leão Sampaio e Faculdade Vale do SalgadoBezerra, Marcos Antonio AraújoBandeira, Emanuela Nayara da SilvaDiniz, Samira BrunoSimões Neto, José de CaldasPereira, Cícero Cléber BritoLourenço, Camilo de OliveiraSilva, Cícero Rodrigo da2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/201910.14295/idonline.v13i47.2019ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 465-4771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019/3135Direitos autorais 2021 Marcos Antonio Araújo Bezerra, Emanuela Nayara da Silva Bandeira, Samira Bruno Diniz, José de Caldas Simões Neto, Cícero Cléber Brito Pereira, Camilo de Oliveira Lourenço, Cícero Rodrigo da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T18:04:39Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
title Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
spellingShingle Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
Bezerra, Marcos Antonio Araújo
Comunicação; Estudos de Validação; Tecnologia
title_short Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
title_full Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
title_fullStr Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
title_full_unstemmed Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
title_sort Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
author Bezerra, Marcos Antonio Araújo
author_facet Bezerra, Marcos Antonio Araújo
Bandeira, Emanuela Nayara da Silva
Diniz, Samira Bruno
Simões Neto, José de Caldas
Pereira, Cícero Cléber Brito
Lourenço, Camilo de Oliveira
Silva, Cícero Rodrigo da
author_role author
author2 Bandeira, Emanuela Nayara da Silva
Diniz, Samira Bruno
Simões Neto, José de Caldas
Pereira, Cícero Cléber Brito
Lourenço, Camilo de Oliveira
Silva, Cícero Rodrigo da
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e Faculdade Vale do Salgado
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Marcos Antonio Araújo
Bandeira, Emanuela Nayara da Silva
Diniz, Samira Bruno
Simões Neto, José de Caldas
Pereira, Cícero Cléber Brito
Lourenço, Camilo de Oliveira
Silva, Cícero Rodrigo da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação; Estudos de Validação; Tecnologia
topic Comunicação; Estudos de Validação; Tecnologia
description O uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aula
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019
10.14295/idonline.v13i47.2019
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i47.2019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019/3135
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 465-477
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956539547648