Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019 |
Resumo: | O uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aula |
id |
IPES_86e560854d8729f0ef6b8049630ef71c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2019 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning ProcessComunicação; Estudos de Validação; TecnologiaO uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aulaINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCentro Universitário Dr. Leão Sampaio e Faculdade Vale do SalgadoBezerra, Marcos Antonio AraújoBandeira, Emanuela Nayara da SilvaDiniz, Samira BrunoSimões Neto, José de CaldasPereira, Cícero Cléber BritoLourenço, Camilo de OliveiraSilva, Cícero Rodrigo da2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/201910.14295/idonline.v13i47.2019ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 465-4771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019/3135Direitos autorais 2021 Marcos Antonio Araújo Bezerra, Emanuela Nayara da Silva Bandeira, Samira Bruno Diniz, José de Caldas Simões Neto, Cícero Cléber Brito Pereira, Camilo de Oliveira Lourenço, Cícero Rodrigo da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T18:04:39Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
title |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
spellingShingle |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process Bezerra, Marcos Antonio Araújo Comunicação; Estudos de Validação; Tecnologia |
title_short |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
title_full |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
title_fullStr |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
title_full_unstemmed |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
title_sort |
Construção e Validação de Tecnologia Educativa para Promoção do Processo Ensino-Aprendizagem / Construction and Validation of Educational Technology to Promote the Teaching-Learning Process |
author |
Bezerra, Marcos Antonio Araújo |
author_facet |
Bezerra, Marcos Antonio Araújo Bandeira, Emanuela Nayara da Silva Diniz, Samira Bruno Simões Neto, José de Caldas Pereira, Cícero Cléber Brito Lourenço, Camilo de Oliveira Silva, Cícero Rodrigo da |
author_role |
author |
author2 |
Bandeira, Emanuela Nayara da Silva Diniz, Samira Bruno Simões Neto, José de Caldas Pereira, Cícero Cléber Brito Lourenço, Camilo de Oliveira Silva, Cícero Rodrigo da |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e Faculdade Vale do Salgado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Marcos Antonio Araújo Bandeira, Emanuela Nayara da Silva Diniz, Samira Bruno Simões Neto, José de Caldas Pereira, Cícero Cléber Brito Lourenço, Camilo de Oliveira Silva, Cícero Rodrigo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação; Estudos de Validação; Tecnologia |
topic |
Comunicação; Estudos de Validação; Tecnologia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aula |
description |
O uso da tecnologia na área educacional vem se tornando um assunto de suma importância, e nessa perspectiva, requer-se mais atenção por parte dos docentes nos conteúdos ministrados. A pesquisa objetivou construir e validar uma tecnologia educativa tipo folder sobre mídias digitais. Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. Primeira: construção, elaboração do texto, seleção de imagens e layout para serem usados no folder. Segunda: seleção e validação pelos juízes. Terceira: foram realizadas as correções dos juízes e o encaminhamento para impressão. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando valido um IVC0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com um IVC de 0,90. Portanto, o material proposto e construído se torna um material cientificamente valido em meio a comunidade cientifica, auxiliando os professores a inserir a mídia em sala de aula |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019 10.14295/idonline.v13i47.2019 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i47.2019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2019/3135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcos Antonio Araújo Bezerra, Emanuela Nayara da Silva Bandeira, Samira Bruno Diniz, José de Caldas Simões Neto, Cícero Cléber Brito Pereira, Camilo de Oliveira Lourenço, Cícero Rodrigo da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Marcos Antonio Araújo Bezerra, Emanuela Nayara da Silva Bandeira, Samira Bruno Diniz, José de Caldas Simões Neto, Cícero Cléber Brito Pereira, Camilo de Oliveira Lourenço, Cícero Rodrigo da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 47 (2019); 465-477 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037433811959808 |