Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v12i40.1013 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013 |
Resumo: | Este artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios. |
id |
IPES_120193b5fac8c967d9a7e4ceac4ffcf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1013 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do TrabalhoHabilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades SociaisEste artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVarela, Jedídja Hadassa de SantanaCastro, Ahiram Brunni Cartaxo deBrito, Lydia Maria PintoSilva, Pablo Marlon Medeiros daSilva, Arthur William Pereira da2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/101310.14295/idonline.v12i40.1013ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 764-7831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013/1677Direitos autorais 2021 Jedídja Hadassa de Santana Varela, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Lydia Maria Pinto Brito, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
spellingShingle |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho Varela, Jedídja Hadassa de Santana Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais Varela, Jedídja Hadassa de Santana Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais |
title_short |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_full |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_fullStr |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_full_unstemmed |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_sort |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
author |
Varela, Jedídja Hadassa de Santana |
author_facet |
Varela, Jedídja Hadassa de Santana Varela, Jedídja Hadassa de Santana Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Jedídja Hadassa de Santana Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais |
topic |
Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios. |
description |
Este artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013 10.14295/idonline.v12i40.1013 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013/1677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jedídja Hadassa de Santana Varela, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Lydia Maria Pinto Brito, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Jedídja Hadassa de Santana Varela, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Lydia Maria Pinto Brito, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 764-783 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822106647957340160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1013 |