Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013 |
Resumo: | Este artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios. |
id |
IPES_bf51ff443364884809abb1be928ed959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1013 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do TrabalhoHabilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades SociaisEste artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVarela, Jedídja Hadassa de SantanaCastro, Ahiram Brunni Cartaxo deBrito, Lydia Maria PintoSilva, Pablo Marlon Medeiros daSilva, Arthur William Pereira da2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/101310.14295/idonline.v12i40.1013ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 764-7831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013/1677Direitos autorais 2021 Jedídja Hadassa de Santana Varela, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Lydia Maria Pinto Brito, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
spellingShingle |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho Varela, Jedídja Hadassa de Santana Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais |
title_short |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_full |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_fullStr |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_full_unstemmed |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
title_sort |
Habilidades Sociais no Contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho |
author |
Varela, Jedídja Hadassa de Santana |
author_facet |
Varela, Jedídja Hadassa de Santana Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Jedídja Hadassa de Santana Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Brito, Lydia Maria Pinto Silva, Pablo Marlon Medeiros da Silva, Arthur William Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais |
topic |
Habilidades Sociais; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Treinamento de Habilidades Sociais |
description |
Este artigo investiga a utilização do conceito de Habilidades Sociais (HS) no contexto da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). Inicialmente, foram pontuados aspectos históricos do mundo do trabalho e da POT como campo de estudo e, a partir disso, discute-se o conceito de HS. A questão de pesquisa é: qual o estado da discussão da aplicação de HS para a POT? A pesquisa se justifica, pois o trabalho como um fator constitutivo do homem, fomentou pesquisas e discussões no tempo que marcam a relevância das HS para o trabalhador; a POT, por sua vez, se destaca como um campo de investigação dos mais profícuos da área. Nesta perspectiva, as HS se apresentam como um tópico de estudo passível de diálogo com a POT, pois, esse conceito está sendo utilizado, mesmo se tratando de uma aplicação tradicionalmente feita na psicologia clínica e escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a aplicação do conceito de HS para a POT. Utilizou-se de uma análise documental de natureza exploratória que tem quadro de referência na compreensão. Percebeu-se que, a aproximação das HS com a POT pode se consolidar como prática no trabalho. No entanto, requer esclarecimentos, devido ao percurso teórico do conceito de HS e pela facilidade com que os profissionais utilizam o treinamento de habilidades sociais na área organizacional. A POT tem seus desafios e também é diversa/abrangente, portanto, deve-se atentar ao fato de um novo conceito que possa somar a estes desafios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013 10.14295/idonline.v12i40.1013 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1013/1677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 764-783 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950645501952 |