Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Kátia Daniele Dutra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Maria Alinele Lucena, Feitosa, Lílian Cavalcante, Melo, Sabrina Sueli Lucena, Souza, Francisca Cristiane Gomes de, Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754
Resumo: Resumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações.  Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance.
id IPES_15d21043a11389acfe4e84b4b6740169
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2754
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher EducationResumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações.  Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrito, Kátia Daniele DutraSoares, Maria Alinele LucenaFeitosa, Lílian CavalcanteMelo, Sabrina Sueli LucenaSouza, Francisca Cristiane Gomes deOliveira, Gislene Farias de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/275410.14295/idonline.v14i52.2754ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 746-7641981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754/4285Direitos autorais 2021 Kátia Daniele Dutra Brito, Maria Alinele Lucena Soares, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Sueli Lucena Melo, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
title Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
spellingShingle Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
Brito, Kátia Daniele Dutra
title_short Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
title_full Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
title_fullStr Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
title_full_unstemmed Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
title_sort Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
author Brito, Kátia Daniele Dutra
author_facet Brito, Kátia Daniele Dutra
Soares, Maria Alinele Lucena
Feitosa, Lílian Cavalcante
Melo, Sabrina Sueli Lucena
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Soares, Maria Alinele Lucena
Feitosa, Lílian Cavalcante
Melo, Sabrina Sueli Lucena
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Kátia Daniele Dutra
Soares, Maria Alinele Lucena
Feitosa, Lílian Cavalcante
Melo, Sabrina Sueli Lucena
Souza, Francisca Cristiane Gomes de
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.none.fl_str_mv
description Resumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações.  Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754
10.14295/idonline.v14i52.2754
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754/4285
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 746-764
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956649648128