Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754 |
Resumo: | Resumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações. Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance. |
id |
IPES_e3f78dcfd2c18fd5c746d631ec37e872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2754 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher EducationResumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações. Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrito, Kátia Daniele DutraSoares, Maria Alinele LucenaFeitosa, Lílian CavalcanteMelo, Sabrina Sueli LucenaSouza, Francisca Cristiane Gomes deOliveira, Gislene Farias de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/275410.14295/idonline.v14i52.2754ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 746-7641981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754/4285Direitos autorais 2021 Kátia Daniele Dutra Brito, Maria Alinele Lucena Soares, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Sueli Lucena Melo, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
title |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
spellingShingle |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education Brito, Kátia Daniele Dutra |
title_short |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
title_full |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
title_fullStr |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
title_full_unstemmed |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
title_sort |
Programa de Desenvolvimento de Equipes: Projeto Piloto para Formação de Equipes de Alta Performance em uma Instituição Pública de Ensino Superior / Team Development Program: Pilot Project to Build High Performance Teams in a Public Institution of Higher Education |
author |
Brito, Kátia Daniele Dutra |
author_facet |
Brito, Kátia Daniele Dutra Soares, Maria Alinele Lucena Feitosa, Lílian Cavalcante Melo, Sabrina Sueli Lucena Souza, Francisca Cristiane Gomes de Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Maria Alinele Lucena Feitosa, Lílian Cavalcante Melo, Sabrina Sueli Lucena Souza, Francisca Cristiane Gomes de Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Kátia Daniele Dutra Soares, Maria Alinele Lucena Feitosa, Lílian Cavalcante Melo, Sabrina Sueli Lucena Souza, Francisca Cristiane Gomes de Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações. Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance. |
description |
Resumo: As áreas de capacitação, treinamento e desenvolvimento em educação vem adquirindo maior importância estratégica. Estas tem sido consideradas como estratégicas em termos de retornos mais significativos para as organizações. Para que isso aconteça a contento, torna-se necessário que o processo de capacitação obedeça a um alinhamento com as diretrizes da organização, bem como com o contexto e ambiente em que os servidores estejam inseridos. Também se torna imprescindível que os resultados das ações sejam sempre avaliados, possibilitando um ciclo permanente de melhorias a cada capacitação ofertada. Tratou-se do relato de um estudo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo, cujo instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google forms. Participaram 28 servidores, sendo que 9 desistiram ao longo do processo. Resultados: Observou-se certo pioneirismo da UFCA em inserir novas metodologias de trabalho ao possibilitar, modernas modalidades de aprendizagens, com a finalidade de obter resultados que certamente se refletirão na prática e nas interações funcionais no ambiente de trabalho. Assim, considerou-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos quanto ao treinamento das equipes participantes, através de métodos e políticas de gestão inovadoras. Palavras-chave: Capacitação, Desenvolvimento de equipes, Alta Performance. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754 10.14295/idonline.v14i52.2754 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2754/4285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Kátia Daniele Dutra Brito, Maria Alinele Lucena Soares, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Sueli Lucena Melo, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Kátia Daniele Dutra Brito, Maria Alinele Lucena Soares, Lílian Cavalcante Feitosa, Sabrina Sueli Lucena Melo, Francisca Cristiane Gomes de Souza, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 746-764 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037434293256192 |