Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1482 |
Resumo: | O tema do presente estudo é assessoria pedagógica para o atendimento de crianças com Síndrome de Down e seu objetivo é determinar as formas de intervenção da gestão escolar para tornar efetiva a inclusão de crianças Down em classes regulares de ensino, sua aprendizagem e desenvolvimento. O tema é abordado com base na realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, concluindo que, a gestão escolar, na realidade dos currículos, dos conteúdos e das práticas pedagógicas da educação inclusiva, apesar do processo inclusivo estar ainda em vias de implantação e aperfeiçoamento, pode e deve lançar um novo olhar sobre as possibilidades da educação inclusiva e, especialmente, sobre as crianças Down que ingressam na escola. |
id |
IPES_19c277c1c035c1c82911de0b60693cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1482 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças DownGestão escolar; inclusão; Síndrome de Down; assessoria pedagógicaO tema do presente estudo é assessoria pedagógica para o atendimento de crianças com Síndrome de Down e seu objetivo é determinar as formas de intervenção da gestão escolar para tornar efetiva a inclusão de crianças Down em classes regulares de ensino, sua aprendizagem e desenvolvimento. O tema é abordado com base na realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, concluindo que, a gestão escolar, na realidade dos currículos, dos conteúdos e das práticas pedagógicas da educação inclusiva, apesar do processo inclusivo estar ainda em vias de implantação e aperfeiçoamento, pode e deve lançar um novo olhar sobre as possibilidades da educação inclusiva e, especialmente, sobre as crianças Down que ingressam na escola. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDantas, Denise RodriguesAcosta, Juan Pablo Weschollek2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/148210.14295/idonline.v12i42.1482ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 676-6871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1482/2350Direitos autorais 2021 Denise Rodrigues Dantas, Juan Pablo Weschollek Acostahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
title |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
spellingShingle |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down Dantas, Denise Rodrigues Gestão escolar; inclusão; Síndrome de Down; assessoria pedagógica |
title_short |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
title_full |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
title_fullStr |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
title_full_unstemmed |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
title_sort |
Gestão Escolar: Assessoria Pedagógica para o Atendimento de Crianças Down |
author |
Dantas, Denise Rodrigues |
author_facet |
Dantas, Denise Rodrigues Acosta, Juan Pablo Weschollek |
author_role |
author |
author2 |
Acosta, Juan Pablo Weschollek |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Denise Rodrigues Acosta, Juan Pablo Weschollek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar; inclusão; Síndrome de Down; assessoria pedagógica |
topic |
Gestão escolar; inclusão; Síndrome de Down; assessoria pedagógica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O tema do presente estudo é assessoria pedagógica para o atendimento de crianças com Síndrome de Down e seu objetivo é determinar as formas de intervenção da gestão escolar para tornar efetiva a inclusão de crianças Down em classes regulares de ensino, sua aprendizagem e desenvolvimento. O tema é abordado com base na realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, concluindo que, a gestão escolar, na realidade dos currículos, dos conteúdos e das práticas pedagógicas da educação inclusiva, apesar do processo inclusivo estar ainda em vias de implantação e aperfeiçoamento, pode e deve lançar um novo olhar sobre as possibilidades da educação inclusiva e, especialmente, sobre as crianças Down que ingressam na escola. |
description |
O tema do presente estudo é assessoria pedagógica para o atendimento de crianças com Síndrome de Down e seu objetivo é determinar as formas de intervenção da gestão escolar para tornar efetiva a inclusão de crianças Down em classes regulares de ensino, sua aprendizagem e desenvolvimento. O tema é abordado com base na realização de pesquisa bibliográfica qualitativa, concluindo que, a gestão escolar, na realidade dos currículos, dos conteúdos e das práticas pedagógicas da educação inclusiva, apesar do processo inclusivo estar ainda em vias de implantação e aperfeiçoamento, pode e deve lançar um novo olhar sobre as possibilidades da educação inclusiva e, especialmente, sobre as crianças Down que ingressam na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1482 10.14295/idonline.v12i42.1482 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1482 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1482/2350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Denise Rodrigues Dantas, Juan Pablo Weschollek Acosta https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Denise Rodrigues Dantas, Juan Pablo Weschollek Acosta https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 676-687 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037420345098240 |