Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368 |
Resumo: | Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa em razão da apresentação por alguns municípios cearenses de baixos índices de desempenho nas avaliações de estudantes em processo de alfabetização. Objetivou-se analisar o processo da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem qualitativa, através da realização de um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo em uma escola da rede pública da cidade de Barbalha, estado do Ceará, na qual utilizou-se a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Acredita-se na importância fundamental do desenvolvimento de um processo de alfabetização atrelado ao letramento para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento intelectual e, consequentemente, transformar o mundo que o cerca. Em campo observou-se que os professores valorizam o método de alfabetizar-letrando como influenciador da aprendizagem da leitura e da escrita pelos educandos. São eles peças chaves para as mudanças almejadas no cenário que justificou o trabalho. |
id |
IPES_1d6ccc9dbf389e3cf37f588df4c66666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2368 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary SchoolsLeitura; Escrita; Alfabetização Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa em razão da apresentação por alguns municípios cearenses de baixos índices de desempenho nas avaliações de estudantes em processo de alfabetização. Objetivou-se analisar o processo da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem qualitativa, através da realização de um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo em uma escola da rede pública da cidade de Barbalha, estado do Ceará, na qual utilizou-se a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Acredita-se na importância fundamental do desenvolvimento de um processo de alfabetização atrelado ao letramento para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento intelectual e, consequentemente, transformar o mundo que o cerca. Em campo observou-se que os professores valorizam o método de alfabetizar-letrando como influenciador da aprendizagem da leitura e da escrita pelos educandos. São eles peças chaves para as mudanças almejadas no cenário que justificou o trabalho. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDantas, Joana D´arc AlvesLandim, Maria Natália PereiraSobreira, Mariza Danielli PereiraBrito, Micaelle Nunes Sobreira de2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/236810.14295/idonline.v14i49.2368ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 707-7241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368/3639Direitos autorais 2021 Joana D´arc Alves Dantas, Maria Natália Pereira Landim, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Micaelle Nunes Sobreira de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
title |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
spellingShingle |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools Dantas, Joana D´arc Alves Leitura; Escrita; Alfabetização |
title_short |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
title_full |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
title_fullStr |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
title_full_unstemmed |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
title_sort |
Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools |
author |
Dantas, Joana D´arc Alves |
author_facet |
Dantas, Joana D´arc Alves Landim, Maria Natália Pereira Sobreira, Mariza Danielli Pereira Brito, Micaelle Nunes Sobreira de |
author_role |
author |
author2 |
Landim, Maria Natália Pereira Sobreira, Mariza Danielli Pereira Brito, Micaelle Nunes Sobreira de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Joana D´arc Alves Landim, Maria Natália Pereira Sobreira, Mariza Danielli Pereira Brito, Micaelle Nunes Sobreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura; Escrita; Alfabetização |
topic |
Leitura; Escrita; Alfabetização |
description |
Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa em razão da apresentação por alguns municípios cearenses de baixos índices de desempenho nas avaliações de estudantes em processo de alfabetização. Objetivou-se analisar o processo da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem qualitativa, através da realização de um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo em uma escola da rede pública da cidade de Barbalha, estado do Ceará, na qual utilizou-se a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Acredita-se na importância fundamental do desenvolvimento de um processo de alfabetização atrelado ao letramento para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento intelectual e, consequentemente, transformar o mundo que o cerca. Em campo observou-se que os professores valorizam o método de alfabetizar-letrando como influenciador da aprendizagem da leitura e da escrita pelos educandos. São eles peças chaves para as mudanças almejadas no cenário que justificou o trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368 10.14295/idonline.v14i49.2368 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368/3639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 707-724 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950281646080 |