Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Joana D´arc Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Landim, Maria Natália Pereira, Sobreira, Mariza Danielli Pereira, Brito, Micaelle Nunes Sobreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368
Resumo: Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa em razão da apresentação por alguns municípios cearenses de baixos índices de desempenho nas avaliações de estudantes em processo de alfabetização. Objetivou-se analisar o processo da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem qualitativa, através da realização de um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo em uma escola da rede pública da cidade de Barbalha, estado do Ceará, na qual utilizou-se a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Acredita-se na importância fundamental do desenvolvimento de um processo de alfabetização atrelado ao letramento para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento intelectual e, consequentemente, transformar o mundo que o cerca. Em campo observou-se que os professores valorizam o método de alfabetizar-letrando como influenciador da aprendizagem da leitura e da escrita pelos educandos. São eles peças chaves para as mudanças almejadas no cenário que justificou o trabalho. 
id IPES_1d6ccc9dbf389e3cf37f588df4c66666
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2368
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary SchoolsLeitura; Escrita; Alfabetização Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa em razão da apresentação por alguns municípios cearenses de baixos índices de desempenho nas avaliações de estudantes em processo de alfabetização. Objetivou-se analisar o processo da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem qualitativa, através da realização de um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo em uma escola da rede pública da cidade de Barbalha, estado do Ceará, na qual utilizou-se a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Acredita-se na importância fundamental do desenvolvimento de um processo de alfabetização atrelado ao letramento para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento intelectual e, consequentemente, transformar o mundo que o cerca. Em campo observou-se que os professores valorizam o método de alfabetizar-letrando como influenciador da aprendizagem da leitura e da escrita pelos educandos. São eles peças chaves para as mudanças almejadas no cenário que justificou o trabalho. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORDantas, Joana D´arc AlvesLandim, Maria Natália PereiraSobreira, Mariza Danielli PereiraBrito, Micaelle Nunes Sobreira de2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/236810.14295/idonline.v14i49.2368ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 707-7241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368/3639Direitos autorais 2021 Joana D´arc Alves Dantas, Maria Natália Pereira Landim, Mariza Danielli Pereira Sobreira, Micaelle Nunes Sobreira de Britohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
title Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
spellingShingle Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
Dantas, Joana D´arc Alves
Leitura; Escrita; Alfabetização
title_short Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
title_full Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
title_fullStr Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
title_full_unstemmed Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
title_sort Reflexões no Processo da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental / Reflections on the Reading and Writing Process in the Elementary Schools
author Dantas, Joana D´arc Alves
author_facet Dantas, Joana D´arc Alves
Landim, Maria Natália Pereira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Brito, Micaelle Nunes Sobreira de
author_role author
author2 Landim, Maria Natália Pereira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Brito, Micaelle Nunes Sobreira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Joana D´arc Alves
Landim, Maria Natália Pereira
Sobreira, Mariza Danielli Pereira
Brito, Micaelle Nunes Sobreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Escrita; Alfabetização
topic Leitura; Escrita; Alfabetização
description Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa em razão da apresentação por alguns municípios cearenses de baixos índices de desempenho nas avaliações de estudantes em processo de alfabetização. Objetivou-se analisar o processo da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem qualitativa, através da realização de um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo em uma escola da rede pública da cidade de Barbalha, estado do Ceará, na qual utilizou-se a entrevista como principal instrumento de coleta de dados. Acredita-se na importância fundamental do desenvolvimento de um processo de alfabetização atrelado ao letramento para que o aluno possa ampliar o seu conhecimento intelectual e, consequentemente, transformar o mundo que o cerca. Em campo observou-se que os professores valorizam o método de alfabetizar-letrando como influenciador da aprendizagem da leitura e da escrita pelos educandos. São eles peças chaves para as mudanças almejadas no cenário que justificou o trabalho. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368
10.14295/idonline.v14i49.2368
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i49.2368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2368/3639
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 707-724
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053950281646080