Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2679 |
Resumo: | O problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário. |
id |
IPES_2226f78e5296c86bde88b725001f13a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2679 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and LearningProcesso educacional. Cognição. AfetoO problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPorto, Romenia Alves FerreiraCalou, Antônio Leonardo FigueiredoLeandro, Cícera Cláudia Gomes BituBezerra, Martha Maria Macêdo2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/267910.14295/idonline.v14i52.2679ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 1-151981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2679/4265Direitos autorais 2021 Romenia Alves Ferreira Porto, Antônio Leonardo Figueiredo Calou, Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro, Martha Maria Macêdo Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
title |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
spellingShingle |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning Porto, Romenia Alves Ferreira Processo educacional. Cognição. Afeto |
title_short |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
title_full |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
title_fullStr |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
title_full_unstemmed |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
title_sort |
Afetividade na Educação: Relação Professor-Aluno, Contribuições para o Ensino Aprendizagem / Affectivity in Education: Teacher-Student Relationship, Contributions to Teaching and Learning |
author |
Porto, Romenia Alves Ferreira |
author_facet |
Porto, Romenia Alves Ferreira Calou, Antônio Leonardo Figueiredo Leandro, Cícera Cláudia Gomes Bitu Bezerra, Martha Maria Macêdo |
author_role |
author |
author2 |
Calou, Antônio Leonardo Figueiredo Leandro, Cícera Cláudia Gomes Bitu Bezerra, Martha Maria Macêdo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Romenia Alves Ferreira Calou, Antônio Leonardo Figueiredo Leandro, Cícera Cláudia Gomes Bitu Bezerra, Martha Maria Macêdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo educacional. Cognição. Afeto |
topic |
Processo educacional. Cognição. Afeto |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário. |
description |
O problema levantado neste trabalho tem como objetivo, provocar, analisar e repensar a prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, bem como a relação no âmbito escolar especificamente entre professor/aluno/escola. Fundamentado pelo encontro da psicologia com a educação, compreendida por meio da leitura de alguns/mas autores/as de destaque nessa intercomunicação, esta pesquisa buscou – discutindo esse referencial – encontrar caminhos para a melhoria na dinâmica em sala de aula, refletindo a boa convivência entre educandos e educadores. A metodologia que conduz essa busca, se caracteriza por uma revisão bibliográfica, onde foi possível selecionar algumas obras bibliográficas que tratam do tema afetividade e sua importância no processo formativo cognitivo e social dos educandos. Ao final do presente trabalho pode-se considera de sua reflexão que, a afetividade é um dos principais elementos da inteligência, pois trata-se de uma necessidade da vida social pressuposta no desenvolvimento do aluno, podendo determinar seu sucesso, e/ou também, o seu fracasso, tendo em vista alguns modos de criação que individualizam o educando, como no caso da superproteção dos pais. Foi possível considerar também que, o professor como o principal mediador do universo do alunado com a gestão escolar é a ferramenta primordial nesta gestão descentralizada que se aprimora a cada dia no âmbito educacional primário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2679 10.14295/idonline.v14i52.2679 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2679 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2679/4265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Romenia Alves Ferreira Porto, Antônio Leonardo Figueiredo Calou, Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro, Martha Maria Macêdo Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Romenia Alves Ferreira Porto, Antônio Leonardo Figueiredo Calou, Cícera Cláudia Gomes Bitu Leandro, Martha Maria Macêdo Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 1-15 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037434873118720 |