A Política de Financiamento do Ensino Médio em Pernambuco e seus Impactos na Qualidade da Educação / The Secondary Education Financing Policy in Pernambuco and its Impacts on the Quality of Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Erivaldo de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Albuquerque, José de Lima, Veloso, Gelsomina Maria Bignetti, Santos, Maria Wellita Bezerra dos, Ferreira, Sílvia Letícia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3171
Resumo: Resumo: A presente pesquisa buscou analisar os impactos dos recursos públicos para o avanço do Ensino Médio em Pernambuco A educação no estado de Pernambuco avançou significativamente na qualidade do Ensino Médio e na oferta ao acesso as vagas e a democratização do ensino. Esse avanço se tornou significativo nas últimas duas décadas a partir da aplicação eficiente dos recursos produzidos e arrecadados pela máquina administrativa. Os recursos são provenientes de arrecadação estadual e repasse de verbas federais estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e fortalecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. O crescimento de uma sociedade perpassa pelo avanço dos resultados educacionais e pela produção cientifica em sociedades que apresentam uma enorme desigualdade social e assevera o papel do Estado na produção da equidade de oportunidades. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e quanto aos objetivos, descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e documental, pois recorreu a documentos oficiais como o Plano Nacional de educação 2014-2024, o Plano estadual de educação 2015-2025 e a Constituição Federal. Foram elencadas as formas de fiscalização referentes à aplicação de recursos no estado de Pernambuco e, por último uma análise da relação entre a aplicação de recursos e os resultados na melhoria da qualidade de ensino. Conclui-se que apenas a arrecadação de fundos não garante a qualidade desejada, sem o suporte de uma proposta curricular que seja adequada ao modelo pernambucano de educação fundamentada na criação das escolas de Tempo Integral que apresentam características específicas. 
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spelling A Política de Financiamento do Ensino Médio em Pernambuco e seus Impactos na Qualidade da Educação / The Secondary Education Financing Policy in Pernambuco and its Impacts on the Quality of EducationEnsino Médio; Financiamento da Educação; Estado de Pernambuco.Resumo: A presente pesquisa buscou analisar os impactos dos recursos públicos para o avanço do Ensino Médio em Pernambuco A educação no estado de Pernambuco avançou significativamente na qualidade do Ensino Médio e na oferta ao acesso as vagas e a democratização do ensino. Esse avanço se tornou significativo nas últimas duas décadas a partir da aplicação eficiente dos recursos produzidos e arrecadados pela máquina administrativa. Os recursos são provenientes de arrecadação estadual e repasse de verbas federais estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e fortalecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. O crescimento de uma sociedade perpassa pelo avanço dos resultados educacionais e pela produção cientifica em sociedades que apresentam uma enorme desigualdade social e assevera o papel do Estado na produção da equidade de oportunidades. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e quanto aos objetivos, descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e documental, pois recorreu a documentos oficiais como o Plano Nacional de educação 2014-2024, o Plano estadual de educação 2015-2025 e a Constituição Federal. Foram elencadas as formas de fiscalização referentes à aplicação de recursos no estado de Pernambuco e, por último uma análise da relação entre a aplicação de recursos e os resultados na melhoria da qualidade de ensino. Conclui-se que apenas a arrecadação de fundos não garante a qualidade desejada, sem o suporte de uma proposta curricular que seja adequada ao modelo pernambucano de educação fundamentada na criação das escolas de Tempo Integral que apresentam características específicas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORChagas, Erivaldo de AlmeidaAlbuquerque, José de LimaVeloso, Gelsomina Maria BignettiSantos, Maria Wellita Bezerra dosFerreira, Sílvia Letícia da Silva2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/317110.14295/idonline.v15i56.3171ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 730-7421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3171/4982Direitos autorais 2021 Erivaldo de Almeida Chagas, José de Lima Albuquerque, Gelsomina Maria Bignetti Veloso, Maria Wellita Bezerra dos Santos, Sílvia Letícia da Silva Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:44Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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