A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Flávia Renata da Cunha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coutinho, Marta Callou Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2859
Resumo: Resumo: O artigo visa demonstrar a relevância da inteligência emocional na aprendizagem e fazer algumas considerações acerca da inteligência e das emoções, como uma possibilidade de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem ressaltando sempre que a escola atual não se deve pautar somente no desenvolvimento intelectual, e sim, igualmente envolver-se no seu desenvolvimento emocional como forma de otimização e educação das emoções. O objetivo deste artigo é fazer algumas colocações acerca da inteligência e das emoções, como um dos métodos de melhoria na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem na criança na educação infantil. Relata-se sobre o que é “Inteligência Emocional”, qual sua conexão com as emoções – qual a importância disso tudo no seio familiar, na escola e como o professor pode contribuir nesse processo. Como pode ser feito esse letramento emocional; quais serão os possíveis resultados na prática; que pontos desafiadores teremos para a construção da inteligência emocional e isso pode acarretar na vida das crianças, e como se tornarão na fase adulta tendo esse equilíbrio emocional aliado com cognição. As principais características e fundamentações estão baseadas nos autores Goleman e Gadner que basearam a realização deste estudo.
id IPES_2326083baf643f50ddbffad86ef45867
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2859
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Educationinteligência emocional; Aprendizagem; Emoção; Cognição; Educação infantilResumo: O artigo visa demonstrar a relevância da inteligência emocional na aprendizagem e fazer algumas considerações acerca da inteligência e das emoções, como uma possibilidade de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem ressaltando sempre que a escola atual não se deve pautar somente no desenvolvimento intelectual, e sim, igualmente envolver-se no seu desenvolvimento emocional como forma de otimização e educação das emoções. O objetivo deste artigo é fazer algumas colocações acerca da inteligência e das emoções, como um dos métodos de melhoria na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem na criança na educação infantil. Relata-se sobre o que é “Inteligência Emocional”, qual sua conexão com as emoções – qual a importância disso tudo no seio familiar, na escola e como o professor pode contribuir nesse processo. Como pode ser feito esse letramento emocional; quais serão os possíveis resultados na prática; que pontos desafiadores teremos para a construção da inteligência emocional e isso pode acarretar na vida das crianças, e como se tornarão na fase adulta tendo esse equilíbrio emocional aliado com cognição. As principais características e fundamentações estão baseadas nos autores Goleman e Gadner que basearam a realização deste estudo.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNunes, Flávia Renata da CunhaCoutinho, Marta Callou Barros2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/285910.14295/idonline.v14i53.2859ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 198-2101981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2859/4555Direitos autorais 2021 Flávia Renata da Cunha Nunes, Marta Callou Barros Coutinhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T00:37:48Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
title A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
spellingShingle A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
Nunes, Flávia Renata da Cunha
inteligência emocional; Aprendizagem; Emoção; Cognição; Educação infantil
title_short A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
title_full A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
title_fullStr A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
title_full_unstemmed A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
title_sort A Inteligência Emocional na Educação Infantil / Emotional Intelligence in Childhood Education
author Nunes, Flávia Renata da Cunha
author_facet Nunes, Flávia Renata da Cunha
Coutinho, Marta Callou Barros
author_role author
author2 Coutinho, Marta Callou Barros
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Flávia Renata da Cunha
Coutinho, Marta Callou Barros
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência emocional; Aprendizagem; Emoção; Cognição; Educação infantil
topic inteligência emocional; Aprendizagem; Emoção; Cognição; Educação infantil
description Resumo: O artigo visa demonstrar a relevância da inteligência emocional na aprendizagem e fazer algumas considerações acerca da inteligência e das emoções, como uma possibilidade de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem ressaltando sempre que a escola atual não se deve pautar somente no desenvolvimento intelectual, e sim, igualmente envolver-se no seu desenvolvimento emocional como forma de otimização e educação das emoções. O objetivo deste artigo é fazer algumas colocações acerca da inteligência e das emoções, como um dos métodos de melhoria na qualidade do desenvolvimento da aprendizagem na criança na educação infantil. Relata-se sobre o que é “Inteligência Emocional”, qual sua conexão com as emoções – qual a importância disso tudo no seio familiar, na escola e como o professor pode contribuir nesse processo. Como pode ser feito esse letramento emocional; quais serão os possíveis resultados na prática; que pontos desafiadores teremos para a construção da inteligência emocional e isso pode acarretar na vida das crianças, e como se tornarão na fase adulta tendo esse equilíbrio emocional aliado com cognição. As principais características e fundamentações estão baseadas nos autores Goleman e Gadner que basearam a realização deste estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2859
10.14295/idonline.v14i53.2859
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2859
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2859/4555
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Flávia Renata da Cunha Nunes, Marta Callou Barros Coutinho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Flávia Renata da Cunha Nunes, Marta Callou Barros Coutinho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 198-210
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053950227120128